Foi durante a manhã desta quinta-feira que a Suzuki revelou ao mundo o novo S-Cross, o mais recente modelo da gama SUV com tração às quatro rodas. Produzido na Hungria, o S-Cross chegará ao mercado europeu ainda em dezembro deste ano.
Com novidades ao nível do design, como a nova grelha frontal em 'piano-black', os faróis dianteiros equipados com LED de três pontos de alta luminosidade, os guarda-lamas quadrangulares nas rodas dianteiras e traseiras, e também o conjunto com detalhes prateados à frente e atrás, no interior encontramos um ecrã de infoentretenimento de 9 polegadas e um teto solar panorâmico.
Equipado com um motor turbocomprimido 1.4 Boosterjet de injeção direta, e o sistema SHVS mild hybrid de 48V, o S-Cross vem com o novo sistema 'Strong Hybrid' da Suzuki.
Ele combina um motor de combustão de novo desenvolvimento com um único motor-gerador (Motor Generator Unit, ou MGU) e uma caixa de velocidades robotizada (Auto Gear Shift, ou AGS), que funciona tanto na condução híbrida como na condução elétrica (motor térmico inativo), para reduzir o consumo de combustível.
Com baixas rotações, o motor elétrico pode fazer arrancar e acelerar o veículo suavemente, e, também, propulsioná-lo sem recurso ao motor térmico (condução elétrica com motor de combustão inativo) enquanto desliza, circula e move-se em marcha-atrás, para realizar a manobra em silêncio e com o mínimo consumo de combustível.
No entanto, este novo sistema 'Strong Hybrid' estará disponível na Europa apenas no próximo ano, primeiro no Vitara, e só depois no S-Cross.