A bandeira portuguesa será levantada o mais alto possível esta terça-feira na Arábia Saudita. Joaquim Rodrigues venceu a terceira etapa do Rally Dakar, depois de terminar uma especial de 255 km em Al Qaisumah com o tempo de 2h34m41s.
Nascido em Barcelos, há 41 anos, Joaquim Rodrigues terá conquistado a mais emocional vitória num Dakar, que já vai na sua 44.ª edição. Há dois anos, o piloto português, que levou a Hero Motorsports pela primeira vez à vitória, perdeu o seu cunhado e grande amigo, Paulo Gonçalves. Um verdadeiro irmão nas duas rodas e na vida, que deixou Joaquim Rodrigues num verdadeiro abismo e com uma depressão dura de ultrapassar.
No entanto, J-Rod fez das fraquezas a sua força, levantou-se de um sofá onde esteve meses e lutou contra os traumas que ganhou no Dakar... voltando ao Dakar. Ultrapassou os seus medos e terminou o rali em 2021 na 11.ª posição à geral. Passado um ano, Joaquim Rodrigues alcançou uma vitória que certamente nunca mais será esquecida. Paulo Gonçalves estará certamente a sorrir, onde quer que esteja.
Numa entrevista ao Notícias ao Minuto, em 2020, Joaquim Rodrigues falou connosco sobre o início do seu percurso, as suas maiores conquistas, e lembrou que graças ao seu pai, aos sete anos começou a dar os primeiros passos no mundo das motos.
Do sonho de menino passou ao concretizar de outro sonho, que foi o de chegar ao pódio no campeonato norte-americano de supercross, um "campeonato que é uma espécie de Fórmula 1 do motocross", como o próprio J-Rod fez questão de dizer.
Hoje, dia 4 de janeiro de 2022, cumpriu certamente outro sonho e atingiu um marco na carreira, que muito poucos alcançaram. Recorde todo o percurso do piloto português nas palavras do próprio Joaquim Rodrigues.