Depois de muita especulação, eis que surge o primeiro documento que dá conta de um 'casamento' entre a Porsche AG e a Red Bull GmbH. O Motorsport dos Países Baixos revelou um documento publicado em Marrocos, que dá conta da intenção e do acordo já existente da Porsche em adquirir metade das ações da divisão de Fórmula 1 da Red Bull, tendo em vista a sua entrada na categoria a partir de 2026.
Com metade das ações, a Porsche ficará assim com uma participação de 50% em toda a operação de Fórmula 1 da equipa austríaca a partir de 2026.
Este anúncio oficial relativo ao acordo entre ambas as empresas era esperado para o Grande Prémio da Áustria. No entanto, espera-se agora que a comunicação oficial da Red Bull possa surgir no próximo dia 4 de agosto.
Recorde-se que em 2026 entram novas regras em vigor na Fórmula 1 e a Red Bull, desta forma, passará a equipar motores Porsche nos seus monolugares, mas não só... Com esta aquisição, a marca alemã poderá desenvolver e construir grandes partes da unidade de potência nas instalações da Red Bull Powertrains, em Milton Keynes.
Quanto à AlphaTauri também deverá equipar motores Porsche, devido ao facto de ser parte integrante da Red Bull. Porém, a equipa ficará a 100% nas mãos da Red Bull GmbH.
La (supuesta) prueba de la compra del 50% de Red Bull por parte de Porsche, en un extracto del acuerdo publicado en Marruecos esta misma semana. Toda la información https://t.co/wINbKJfZdO #F1 pic.twitter.com/IxnkGpLxbP
— SoyMotor.com (@SoyMotor) July 27, 2022