A Toyota, no evento anual Kenshiki, deixou claro que pretende atingir a neutralidade carbónica até 2040.
“Falando globalmente, há duas áreas de foco principais: a primeira é a neutralidade de carbono e como a pretendemos alcançar nas diferentes áreas de negócio, e a segunda, a nossa transição de fabricante de automóveis para fornecermos serviços de mobilidade, que são o futuro da mobilidade", afirmou Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
No entanto a meta é mais ambiciosa do que apenas e só a sua produção. A neutralidade carbónica que a Toyota quer atingir prende-se tamém com atividades fora do controlo da marca, como sublinhou Marvin Cooke, vice-presidente executivo de produção
"Na nossa fábrica de motores em Deeside, no Reino Unido, instalámos uma área de painéis solares equivalente a 10 campos de futebol e reciclamos mais de 90% dos resíduos para gerar energia verde. Esperamos ser neutros em carbono já em 2025. O caminho para atingir o objetivo de 2040, que inclui atividades fora do controlo direto da Toyota Motor Europe, como o abastecimento e a logística externos, é um desafio muito maior, que iremos alcançar em estreita colaboração com os nossos parceiros e fornecedores", afirmou Marvin Cooke.