Max Verstappen soma e segue neste arranque de temporada da Fórmula 1. O piloto da Red Bull voltou a brilhar e conquistou esta sexta-feira a pole position para o Grande Prémio da Arábia Saudita, segunda prova do campeonato deste ano.
O neerlandês bateu o recorde do circuito de Jeddah e fixou um tempo de 1:27.472s, que lhe permite partir da primeira posição da grelha de partida para a prova principal de sábado. Verstappen terminou à frente de Charles Leclerc (Ferrari), que terminou a 0.319s do vencedor (1:27.791s), e de Sergio Perez, que teve mais 0.335) do companheiro de equipa (1:27.807s).
Fernando Alonso (1:27.846s), Oscar Piastri (1:28.089s) e Lando Norris (1:28.132s) fecharam o top-5 dos mais rápidos na qualificação.
Esta foi a segunda 'pole' de Verstappen em outras tantas corridas este ano, 34.ª da sua carreira, apesar de uma semana pejada de rumores de saída da Red Bull rumo à Mercedes, que o próprio se encarregou de desmentir na quarta-feira.
A Red Bull continua no olho do furacão fora de pista, pois a imprensa internacional dá conta de uma provável suspensão do conselheiro da equipa, o austríaco Helmut Marko, um dia depois de se ter sabido que a funcionária que acusou o diretor desportivo da formação britânica, Christian Horner, também tinha sido suspensa.
Em pista, contudo, Verstappen dá poucas hipóteses de os adversários brilharem e hoje conquistou a 'pole' num circuito em que nunca tinha sido o mais rápido em qualificação. É o 20.º circuito em que consegue a pole position.
"Foi um bom dia. Trabalhámos no carro durante a noite para melhorar as curvas rápidas. Hoje senti-me muito confortável com o carro. Na primeira tentativa fiquei muito satisfeito, diverti-me imenso", explicou.
Para a corrida deste sábado, o tricampeão mundial admite que "muita coisa pode acontecer", até por se tratar de um circuito citadino, lembrando que "no passado já aqui houve corridas loucas".
Esta sessão ficou ainda marcada pela estreia do britânico Oliver Bearman pela Ferrari, em substituição do espanhol Carlos Sainz, operado de urgência ao apêndice.
O jovem piloto britânico terminou no 11.º lugar, falhando a passagem à Q3, mas impressionando pela rápida adaptação ao carro italiano.
"Espero que o Carlos recupere depressa. O Oliver fez um trabalho incrível, até tendo em conta que só fez uma sessão de treinos", elogiou o companheiro de equipa, Charles Leclerc.
Com o resultado de hoje, Max Verstappen isola-se no quinto lugar da lista dos pilotos com mais 'poles' na história da modalidade, ainda a 70 do líder, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que tem 104.
O GP da Arábia Saudita é a segunda de 24 rondas previstas para a temporada de 2024, depois de uma vitória de Verstappen no Bahrain.
[Notícia atualizada às 19h51]
Leia Também: Max Verstappen lidera primeira sessão de treinos na Arábia Saudita