É oficial. A fábrica da Stellantis em Mangualde tornou-se na primeira em Portugal a produzir em grande escala veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria. A saída dos primeiros modelos totalmente elétricos das suas linhas de montagem contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a do Ministro da Economia, Pedro Reis.
Os modelos que a Stellantis produzirá em larga escala em Mangualde são, no total, oito, nas suas versões de passageiros e comerciais ligeiros: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van, Peugeot E-Partner e E-Rifter, Fiat e-Doblò e Opel Combo-e.
"Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde. Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes. Seguimos rumo à descarbonização, proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável para proteger as próximas gerações", afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
Fique com as imagens na fotogaleria acima.