Osamu Suzuki morreu no passado dia 25 de dezembro, aos 94 anos, vítima de um linfoma maligno. Aquele que foi o homem forte da Suzuki durante mais de 40 anos ajudou a tornar a fabricante uma marca global. Mas, quem era e como chegou ao cargo?
Osamu Suzuki adotou o apelido da mulher, uma prática comum entre famílias japonesas que não têm um herdeiro homem e entrou na empresa em 1958, depois de ter sido banqueiro. Foi subindo na hierarquia e 20 anos mais tarde tornou-se presidente da Suzuki.
Na década de 70, Osamu Suzuki salvou a fabricante japonesa do colapso após convencer a Toyota a fornecer motores que atendessem às novas regulamentações de emissões.
Teve também um papel importante na expansão da marca, uma vez que conseguiu que a Suzuki se tornasse importante em mercados como a Índia.
Em 2016, deixou o cargo de diretor executivo da fabricante japonesa devido ao escândalo de manipulação de dados de emissões que a empresa então enfrentava, mas manteve o cargo de presidente a título honorário. Naquele ano, Osamu Suzuki entregou o cargo de máxima responsabilidade na empresa ao filho, Toshiro Suzuki.
Leia Também: Este é o e-Vitara, o primeiro elétrico da Suzuki