Cuidar do seu automóvel não tem de ser um sacrifício e é por isso que lhe queremos dar uma pequena ajuda. Se tem um carro a combustão, importa que tenha alguma atenção ao fumo que sai pelo tubo de escape e qual a sua cor. Esta pode indicar que existe um problema grave no motor do seu veículo.
Se o fumo for branco, leve e desaparecer rapidamente, provavelmente pode ser apenas condensação. No entanto, se o fumo for espesso e persistente, este pode indicar uma fuga na junta do cabeça do motor ou presença de líquido de arrefecimento na câmara de combustão. Neste caso, o melhor é levar o seu carro à oficina antes que o seu motor sobreaqueça e fique com danos significativos.
Fumo com uma tonalidade azul é um sinal de que o motor está a queimar óleo. Isto pode acontecer devido a anéis de pistão desgastados, válvulas com vedações defeituosas ou problema no turbo. Este fumo pode mesmo anunciar graves danos no motor do seu automóvel.
Já se o fumo for preto, este pode indicar excesso de combustível na mistura ar-combustível, que pode ocorrer devido a um filtro de ar em mau estado ou injetores danificados.
Por fim, o fumo cinza pode aparecer por um problema mais completo, como um problema no turbo. A origem pode estar relacionada com uma perda de óleo no sistema de reforço ou a mau funcionamento do sistema de ventilação do cárter.
Leia Também: O que mais se erra nos exames de Código em Portugal?