Alfa Romeo tinha uma missão com o Junior. E parece estar a cumpri-la

Preços da versão híbrida arrancam nos 29.500 euros.

Notícia

© Alfa Romeo

Ruben Valente
14/04/2025 09:01 ‧ ontem por Ruben Valente

Auto

Alfa Romeo

A Alfa Romeo apresentou há precisamente um ano o modelo que seria o responsável por ocupar a primeira linha da sua gama de veículos. O Junior foi feito a pensar na acessibilidade e na captação de novos clientes. Não é por isso estranho que os preços do Alfa Romeo Junior arranquem nos 29.500 euros.

 

Além disto, o Junior é também o primeiro elétrico de sempre lançado pela Alfa Romeo. No entanto, não é dessa variante que lhe vamos falar. O Auto ao Minuto teve durante quatro dias possibilidade de conduzir a versão híbrida com o nível de equipamento Speciale.

Este Alfa Romeo combina um motor a gasolina 1.2 turbo de três cilindros e 136 cv com um pequeno bloco elétrico de 28,5 cv integrado na caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades.

Este é um sistema mild-hybrid de 48V que permite que o Junior circule em modo 100% elétrico em ambiente urbano, o que ajuda na sua eficiência e consumos. De acordo com a Alfa Romeo, esta versão 'Ibrida Speciale' tem um consumo médio compreendido entre os 4,9 e 5,2l/100 km.

Notícias ao Minuto© Alfa Romeo

Ainda sobre a versão testada, a Speciale tem como destaques as jantes de 18 polegadas, os bancos com regulação elétrica e função de massagem, iluminação ambiente e porta da bagageira elétrica com sistema mãos-livres.

Não será o Alfa Romeo mais desejado pelos verdadeiros 'Alfistas', é verdade, mas poucos poderão dizer que a sua imagem não tem o ADN da marca. Com um design trabalhado no Alfa Romeo Centro Stile, este modelo é mais pequeno do que aquilo que parece - 4,17 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,5 m de altura -, mas apresenta uma forte identidade.

No interior, o destaque vai para o painel de instrumentos digital com 10,25" atrás do volante, que continua a contar com o histórico design telescópio. O sistema de multimédia, ao centro, conta também com um ecrã de 10,25", e nele os condutores podem ter acesso ao assistente virtual Hey Alfa e ao ChatGPT.

Apesar das 'curtas' dimensões para um crossover, o Junior acomoda bem cinco ocupantes. Se for o caso de ter uma cadeira para bebés, aproveitamos para assegurar que o passageiro da frente pode ir um pouco menos 'à larga', mas mantém-se confortável. A bagageira oferece um total de 415 litros de capacidade.

Notícias ao Minuto© Alfa Romeo

Em termos de condução, podemos afirmar que o Junior é condizente com aquilo a que se propõe. Ser um automóvel confortável, que responda ao máximo de necessidades do condutor, mas sem ter aquele conforto 'premium', que podemos ter num Stelvio ou num Giulia. Porém, para sermos justos, no mesmo segmento - ou pelo mesmo preço - é difícil de encontrarmos uma qualidade deste nível. Em resumo é um automóvel acessível, mas não deixa de ser um Alfa Romeo, e isso nota-se nos materiais utilizados ou mesmo na insonorização.

Os 136 cv deste Junior são suficientes para uma condução ágil e segura. Com três modos de condução - Dynamic, Natural e Advanced Effficiency -, o condutor pode escolher a resposta deste Alfa Romeo consoante o estado de espírito ou o gosto pessoal. Porém, como em quase todos os automóveis, há pontos negativos e aquele que encontrámos de forma mais visível foi a suspensão. Pelo menos, esperávamos um conforto maior e uma maior absorção das irregularidades das estradas. Todos os buracos ou lombas eram sentidos de uma forma mais brusca do que aquela que gostaríamos e, afinal de contas, não estávamos ao volante de um desportivo.

Em suma, a Alfa Romeo cumpriu com aquilo a que se propôs. Um carro a pensar num leque mais abrangente de clientes, cujo objetivo era aumentar o número de vendas da marca italiana. Em fevereiro deste ano, a Alfa Romeo já tinha avançado que em 10 meses o Junior já tinha sido alvo de 22.000 encomendas.

No que diz respeito ao início do ano em Portugal, a Alfa Romeo alcançou um dos maiores crescimentos, com 85% face a um mercado de passageiros do segmento premium que regrediu 11%. Nos primeiros três meses de 2025, a Alfa Romeo vendeu um total de 260 veículos no mercado nacional, o que constitui um aumento de 130% em relação ao ano passado.

Notícias ao Minuto© Alfa Romeo

Leia Também: SUV amigo da carteira? Não demos descanso a um botão do Nissan Juke

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas