É muito comum ouvir falar em crédito malparado, um termo financeiro que é utilizado para descrever o montante que o titular de um crédito não consegue reembolsar a uma instituição financeira.
Por vezes, é também chamado de crédito vencido, tratando-se de uma situação em que as famílias deixam de pagar os seus empréstimos e, consequentemente, entram em incumprimento, explica o ComparaJá.pt.
“É muito importante que as famílias consigam gerir e controlar as suas finanças pessoais para que situações de sobrendividamento não aconteçam. Se considera ter dificuldades em pagar as suas dívidas ao banco, opte por renegociar o crédito ou, se for o caso, por consolidar todos os empréstimos num só”, explica a plataforma.
Como evitar
Para evitar o crédito malparado ou vencido, o consumidor tem várias possibilidades à sua disposição, segundo o ComparaJá.pt.
-
Recorrer ao PERSI, um acordo extrajudicial entre a instituição financeira e o cliente;
-
Falar com o banco e tentar renegociar o crédito em questão;
-
Se tem mais do que um empréstimo em seu nome (por exemplo, do cartão de crédito ou um crédito automóvel), pode fazer uma consolidação.
-
Caso detenha um crédito à habitação, pode ainda tentar transferir para outra instituição financeira, tendo a possibilidade de conseguir um spread mais competitivo ou até alargar o prazo de pagamento.