O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quinta-feira um plano de reabertura de atividades “a conta-gotas”, considerando que neste momento se pode falar “com segurança” de uma “reabertura progressiva da sociedade”. As agências imobiliárias são um dos setores que voltarão a funcionar presencialmente, reabrindo já próxima segunda-feira, dia 15 de março.
António Costa falava aos jornalistas, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, depois do Conselho de Ministros que esteve desde esta quinta-feira de manhã reunido para aprovar o plano do Governo de desconfinamento do país, em quatro fases.
Costa salientou que este processo de reabertura será “gradual e está sujeito sempre a uma reavaliação quinzenal de acordo com a avaliação de risco”. Assim, o chefe de Governo avisou que as medidas terão que ser revistas sempre que Portugal ultrapassar “o número de 120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias ou sempre que o nível de transmissibilidade ultrapasse o 1”.
Também no dia 15 de março abrem as creches, pré-escolar e 1.º ciclo (e ATLs para as mesmas idades), o comércio ao postigo e permite-se a venda de bebidas em take-away aos restaurantes e similares, os cabeleireiros, manicures e similares, por marcação prévia, as livrarias, as biliotecas, arquivos e o comércio automóvel.
Leia Também: Tudo sobre como desconfinar. Datas e medidas do plano a "conta-gotas"