Tal como na decoração, todos os anos surgem novas tendências de cores e 2022 não foi diferente. Depois de falar com alguns designers de interiores, o Apartment Therapy chegou à conclusão que existem sete tons que irão 'dominar' durante este ano. Por isso, se uma das suas resoluções para este ano novo é enfeitar a casa com uma 'pitada' de tinta, fique a par das cores que mais se irão destacar em 2022 e 'inspire-se'.
Sálvia
"Acho que as pessoas estão a incorporar, cada vez mais, algum tipo de cor em casa, especialmente, tons mais sóbrios", revela Georgia Zikas, designer e fundadora da Georgia Zikas Design.
Para a designer, "este tipo de verde é quente o suficiente para evocar uma sensação de harmonia e conforto, mas neutro o suficiente para funcionar bem como um pano de fundo para muitos estilos de design". Assim, Zikas sugere emparelhar este tom com outros neutros, como marfim, caramelo ou com tons mais 'fortes', como o lilás.
Verde escuro
Os verdes escuros são deslumbrantes nas paredes, estofos e armários, salienta, por seu lado, a designer de interiores Susan Wintersteen. Isto porque "são tons orgânicos e que podem ser elevados ao luxo num piscar de olhos", acrescenta.
Castanho
Embora os últimos anos tenham sido sobre cores mais 'frias', para este ano prevê-se que "o mundo do design abrace tons mais 'quentes', como o castanho e a terracota que também eram muito populares na década de 1970", declara Jennifer Guerin, designer de interiores e especialista em cores, à plataforma.
Creme
A verdade é que há cada vez mais pessoas a 'gravitar' para os tons mais 'quentes', especialmente para os cremes, brancos e beges, que "acrescentam uma sensação aconchegante aos interiores", enfatiza Lina Galvao da Curated Nest Interiors.
Lilás
Por sua vez, a designer Emma Beryl prevê que o lilás irá liderar em 2022, pois traduz uma sensação fresca e divertida. "É uma cor que é frequentemente associada a espaços infantis, no entanto, o seu acabamento em modo desvanecido, sobressai o tom", explica.
Verde e rosa
Em 2022, os tons que mais se irão destacar serão os verdes e os rosas, sublinha Abbey Hunter, designer de interiores da M+A Architects. Isto porque, nas palavras do designer, os tons de verde são tranquilizantes, enquanto os rosas irradiam calor e conforto.
Laranja do pôr do sol
Este tom irá começar a aparecer em pequenas doses, como nos têxteis e na mobília, refere Yoselin Castro, designer sénior de interiores da Mackenzie Collier Interiors. "A ideia de incorporar cor em artigos que são mais fáceis de mudar ao longo das estações está a tornar-se mais comum", sustenta.
Leia Também: Vai pintar a casa? Saiba de que forma as cores influenciam o seu humor