O filme poético ‘Alfaião’, realizado pelo português André Almeida Rodrigues, foi distinguido, esta quinta-feira, com o prémio de Melhor Curta europeia no International Documentary Festival of Ierapetra, que se realizou na ilha grega de Creta.
De acordo com o autor da curta, André Almeida Rodrigues o filme retrata a rotina diária da aldeia de Alfaião e “enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida”.
André conta ainda que não tem "raízes familiares na aldeia de Alfaião", mas que este filme é o seu projeto final de Mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.
Este é já o quinto prémio atribuído a ‘Alfaião’. A curta portuguesa foi considerada uma das cinco melhores curtas-metragens portuguesas estreadas em 2017, recebeu uma menção honrosa no DO PÃO – Festival Internacional de Cinema Documental, foi distinguida com o prémio do Público do Shortcutz Funchal 2017, também com o prémio de melhor curta-metragem de fevereiro de 2018 do Shortcutz Caldas da Rainha e foi ainda distinguida com o prémio da melhor curta-metragem de maio de 2018 do Shortcutz Covilhã.