Em comunicado, a Fundação de Serralves avança hoje que, durante sábado e domingo, o cinema e vídeo da artista Yoko Ono, que teve um papel precursor no desenvolvimento do conceptualismo, da arte performativa e do filme experimental, vão estar em destaque no auditório.
A primeira parte deste programa inicia-se no sábado, às 17:00, com a sessão "Sete curtas de Yoko Ono e John Lennon", onde a artista dá a "ver a variedade e complexidade dos filmes feitos por si", desde trabalhos com câmara de alta velocidade, como "FilmNo." e "Eyeblink", a 'performances' filmadas, como "Lion Wrapping Event" e "Museum of Modern".
"Sete filmes que pensam o próprio meio do cinema, exploram os limites da representação, investigam as possibilidades desta arte do tempo e que, também, nos divertem, surpreendem e interrogam", indica o equipamento cultural do Porto.
No domingo, pela mesma hora, o auditório de Serralves exibe o filme "IMAGINE", capturado de forma improvisada a partir do álbum de John Lennon e que, "praticamente sem palavras", se guia pelas letras das canções e por obras da artista.
"Restaurado e remasterizado em 2018, a partir dos elementos originais, esta será a primeira apresentação da nova cópia do filme em Portugal", lê-se no comunicado.
Além destas exibições, a obra da artista pode ser vista em Serralves na exposição "O Jardim da Aprendizagem da Liberdade", que se prolonga até dia 15 de novembro.