Troféu da Eurovisão leiloado por 837 mil euros. Serão entregues à Ucrânia

O troféu foi leiloado pela banda Kalush Orchestra, vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção. Valor angariado será utilizado na compra um sistema de drones PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo em terra.

Notícia

© MARCO BERTORELLO/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
30/05/2022 08:37 ‧ 30/05/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Guerra na Ucrânia

A banda Kalush Orchestra, que há cerca de duas semanas se sagrou vencedora do Festival Eurovisão da Canção, leiloou o troféu do certame e conseguiu angariar cerca de 900 mil dólares [cerca de 837 mil euros] para o exército do seu país - a Ucrânia. 

O leilão foi realizado através de um vídeo transmitido em direto na rede social Facebook, conduzido pelo apresentador de televisão ucraniano Serhiy Prytula.

Além do troféu eurovisivo, o vocalista da banda, Kalush, também leiloou o seu chapéu cor de rosa.

O valor angariado será utilizado para comprar equipamento para as forças armadas da Ucrânia, nomeadamente um sistema de drones PD-2, que inclui três aeronaves e uma estação de controlo em terra, revelou Prytula no leilão.

A Kalush Orchestra sagrou-se vencedora do 66.º Festival Eurovisão da Canção, no passado dia 15 de maio, com 'Stefania', uma canção que - apesar de ter sido divulgada ainda antes da invasão russa da Ucrânia - foi vista como um hino contra a guerra e uma homenagem ao país.

No dia seguinte à vitória, na chegada à Ucrânia, a banda revelou a intenção de leiloar o troféu e “doar todo o dinheiro para um fundo de caridade que ajuda as Forças Armadas e a Ucrânia”. “Muitas pessoas estão a doar [dinheiro] a partir do estrangeiro e talvez muitas mais gostariam de doar. Na nossa opinião, pode ser algo que as motive. Achamos que vai beneficiar a Ucrânia”, disseram os artistas aos jornalistas.

Assinala-se, esta segunda-feira, o 96.º dia da ofensiva militar russa na Ucrânia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser muito maior, mais de quatro mil civis morreram no conflito.

Leia Também: Ministro da cultura da Ucrânia garante que Eurovisão vai decorrer no país

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas