UNESCO declara legado de Nietzsche Património Documental da Humanidade

O legado do filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi incluído pela UNESCO no programa 'Memória do Mundo', tornando-se Património Documental da Humanidade, confirmou hoje a Fundação Clássica de Weimar.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/04/2025 00:04 ‧ ontem por Lusa

Cultura

UNESCO

Os manuscritos, notas, cartas e livros que fazem parte do legado encontram-se nos arquivos de Goethe e Schiller, bem como na biblioteca da Duquesa Anna Amalia, informou a fundação.

 

O filósofo, poeta e compositor é um dos autores e pensadores mais influentes dos tempos modernos.

Nietzsche nasceu em Röcken, no atual Estado da Saxónia-Anhalt, em 1844, e morreu em 25 de agosto de 1900 em Weimar, na Turíngia.

Muitos dos seus livros, incluindo "Assim falou Zaratustra", continuam a ser objeto de debate e durante o nacional-socialismo, as suas ideias foram utilizadas para fins de propaganda.

Foi neste livro que introduziu o termo 'Ubermensch', que traduzido do alemão significa o "sobre-homem", ou "super-homem", no seu ponto de vista, era tarefa do homem produzir um tipo de ser que seja mais desenvolvido do que ele próprio, um termo com significado espiritual e biológico.

"Nietzsche refletiu muito cedo as grandes mudanças da modernidade; os seus manuscritos são a expressão de uma abertura intelectual de que necessitamos hoje em dia", afirmou o Ministro da Cultura da região alemã da Turíngia, Christian Tischner.

O filósofo da frase "Deus está morto", que reflete sobre a linha de pensamento sobre o efeito e a consequência que o Iluminismo teve sobre a centralidade do conceito de Deus na civilização da Europa Ocidental, que tinha um caráter essencialmente cristão, ficou conhecido precisamente pelas suas críticas à religião e à moral.

Leia Também: Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com três dias de atividades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas