A soprano russa Anna Netrebko, uma das mais reputadas cantoras líricas do mundo, viu mais uma atuação sua ser cancelada, desta vez em Taiwan, depois de forte contestação por causa das suas ligações ao Kremlin.
Num comunicado, citado pela Associated Press, a Orquestra Nacional Sinfónica de Taiwan anunciou o cancelamento do concerto do próximo dia 5 de março, citando "preocupações públicas".
A orquestra ofereceu a possibilidade de os bilhetes serem reembolsados para quem o quiser.
Através do Twitter, vários jornalistas que cobrem relações internacionais em Taiwan notaram a forte contestação popular contra a presença da soprano, especialmente por parte de movimentos ucranianos no país.
Taiwan’s National Symphony Orchestra cancelled a scheduled performance by Russian opera soprano Anna Netrebko in #Taiwan, after activists including @olekshyn and @stwithukrainetw protested about her close ties with Russian President Vladimir Putin. pic.twitter.com/XMT5LmBHw0
— William Yang (@WilliamYang120) February 28, 2023
Netrebko, de 51 anos, tem recusado afastar-se do Kremlin e do regime russo relativamente à guerra na Ucrânia e, por consequência, a soprano lírica e um dos nomes mais fortes da música clássica moderna viu algumas atuações serem canceladas, nomeadamente em Nova Iorque, na Metropolitan Opera.
Também no ano passado, na Alemanha, em Regensburg, a sua presença motivou mesmo uma manifestação anti-guerra e anti-Putin, pedindo à organização local que cancelasse o concerto (que acabou por acontecer).
Na lista de concertos de Anna Netrebko estão atuações, em março, em Hong Kong e Tóquio. Netrebko também deverá ser a estrela do 100.º aniversário da Arena Verona, em Itália, onde interpretará o papel principal de 'Aida' na emblemática ópera de Verdi (juntamente com o marido), no dia 16 de junho.
Na atuação, que incluía o seu marido, o tenor Yusif Eyvazov e a mezzo soprano Chiao Shih, com a direção de Michelangelo Mazza, Netrebko ia cantar árias de óperas e obras clássicas famosas, nomeadamente de Verdi e Puccini.
Leia Também: Aberto concurso internacional para direção do Teatro de São Carlos