As letras das músicas 'Kiss the Girl' e 'Poor Unfortunate Souls', do filme ‘A Pequena Sereia’, vão sofrer alterações para incluir o consentimento e evitar ofender os espectadores mais "sensíveis", anunciou o compositor.
O clássico da Disney, originalmente lançado como filme de animação em 1989, foi atualizado para refletir as mudanças de mentalidade em relação ao consentimento, de acordo com o compositor Alan Menken, que escreveu a trilha sonora do filme original com Howard Ashman.
"Há algumas mudanças na letra de 'Kiss the Girl' porque as pessoas ficaram muito sensíveis com a ideia de que [o príncipe Eric] iria, de alguma forma, forçar [Ariel a beijá-lo]", disse Menken em entrevista à Vanity Fair na semana passada.
No filme, Ariel faz um acordo com a bruxa Úrsula para trocar a sua voz por pernas humanas de modo a poder explorar o mundo acima da água e impressionar o príncipe Eric. No filme de animação, Ariel deve garantir o beijo do “verdadeiro amor” em três dias, ou então ela tornar-se-á de novo numa sereia e passará a pertencer a Úrsula. A letra da música exorta o príncipe a beijar Ariel antes que seja tarde de mais.
Recorde-se que a nova versão do filme tem sido alvo de críticas graças à escolha de uma atriz negra para interpretar Ariel. O primeiro trailer, que mostrava a atriz afro-americana Halle Bailey a interpretar a protagonista, atingiu um número recorde de 'dislikes' no Youtube.
Leia Também: Livros de Agatha Christie revistos para "sensibilidades modernas"