A iniciativa promete levar ao concelho de Idanha-a-Nova música, teatro, 'workshops', dança e muitas atividades para serem apreciadas em família.
Em comunicado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realçou "a parceria entre várias entidades para que a qualidade da oferta termal esteja aliada a uma programação de animação turística para todas as idades".
"A autarquia continuará a trabalhar com o Balneário Termal das Termas de Monfortinho para, numa estratégia que envolve vários parceiros, conseguirmos dinamizar o concelho e o tecido empresarial", salientou o autarca.
Armindo Jacinto sublinhou ainda a importância da água termal, que classificou como "um ativo de grande valor", que deve ser valorizado.
Miguel Martins, responsável pela programação do evento, explicou que o Festival Ibérico "Termas é Monfortinho" vai oferecer música, teatro, dança, conversas e mostrar o melhor que existe naquela região raiana.
"A ideia é a de que as pessoas, de um lado e do outro da fronteira, possam beneficiar de espetáculos enquanto usufruem das Termas de Monfortinho, numa simbiose entre natureza, bem-estar, saúde, música e animação", sustentou este responsável.
Uma das novidades desta edição, para além do reforço da vertente ibérica, é a integração da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) no evento, o que irá possibilitar a participação de representantes dos concelhos que constituem este território.
O festival é organizado pelas Termas de Monfortinho em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova, a Filarmónica Idanhense, a CIMBB, a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Associação Ibérica de Turismo do Interior.
Leia Também: Acrobatas espanhóis refletem sobre falta de água e de empatia no mundo