Marionetas gigantes vão em agosto ao Festival do Bacalhau, em Ílhavo

Um espetáculo de marionetas gigantes vai ser apresentado no Festival do Bacalhau, na Gafanha da Nazaré, Ílhavo, inspirado na história 'The Little Whale', de Jo Weaver, revelou hoje fonte municipal.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/06/2023 19:39 ‧ 12/06/2023 por Lusa

Cultura

Festival

O espetáculo que decorrerá entre os dias09 a 13 de agosto, a partir das 21:00, vai ser realizado no âmbito do projeto comunitário de cariz ecológico "Azul Petróleo".

O Museu Marítimo de Ílhavo está a difundir um apelo à colaboração da população para a manipulação de duas marionetas gigantes, em forma de baleia, com nove e seis metros, e de um cardume, figuras essas construídas com lixo recolhido na Ria de Aveiro, nomeadamente plásticos.

"Partindo da inspiração trazida da história 'The Little Whale', de Jo Weaver, pretende-se, através das marionetas, criar um percurso representativo das baleias bossa, uma viagem de uma baleia mãe e a sua cria", descreve uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo.

"Retratando o amor familiar, o espetáculo acompanha a viagem de mãe e filha, que vão encontrando vários obstáculos do lixo marítimo.

O projeto Azul Petróleo pretende com essa narração "consciencializar para o grande problema que os Oceanos enfrentam, por culpa do ser humano, e para que no futuro possam ser mais cuidadosos".

"Além de abordar a força do amor, o espetáculo faz-nos ainda um alerta: proteger o nosso planeta azul", conclui o texto.

De acordo com a nota de imprensa, os interessados em participar no projeto poderão fazer a sua inscrição até 19 de julho, através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.

Azul Petróleo é a designação de um projeto de comunidade multidisciplinar que tem vindo a ser dinamizado desde fevereiro de 2022.

Leia Também: Évora torna-se palco de marionetas de 27 companhias

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas