O espetáculo que decorrerá entre os dias09 a 13 de agosto, a partir das 21:00, vai ser realizado no âmbito do projeto comunitário de cariz ecológico "Azul Petróleo".
O Museu Marítimo de Ílhavo está a difundir um apelo à colaboração da população para a manipulação de duas marionetas gigantes, em forma de baleia, com nove e seis metros, e de um cardume, figuras essas construídas com lixo recolhido na Ria de Aveiro, nomeadamente plásticos.
"Partindo da inspiração trazida da história 'The Little Whale', de Jo Weaver, pretende-se, através das marionetas, criar um percurso representativo das baleias bossa, uma viagem de uma baleia mãe e a sua cria", descreve uma nota de imprensa da Câmara de Ílhavo.
"Retratando o amor familiar, o espetáculo acompanha a viagem de mãe e filha, que vão encontrando vários obstáculos do lixo marítimo.
O projeto Azul Petróleo pretende com essa narração "consciencializar para o grande problema que os Oceanos enfrentam, por culpa do ser humano, e para que no futuro possam ser mais cuidadosos".
"Além de abordar a força do amor, o espetáculo faz-nos ainda um alerta: proteger o nosso planeta azul", conclui o texto.
De acordo com a nota de imprensa, os interessados em participar no projeto poderão fazer a sua inscrição até 19 de julho, através do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.
Azul Petróleo é a designação de um projeto de comunidade multidisciplinar que tem vindo a ser dinamizado desde fevereiro de 2022.
Leia Também: Évora torna-se palco de marionetas de 27 companhias