Unesco declara as Montanhas de Bale como Património da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu o parque nacional das Montanhas de Bale, no centro da Etiópia, na sua lista de Património Mundial, disse hoje o governo etíope.

Notícia

© Lusa

Lusa
18/09/2023 16:23 ‧ 18/09/2023 por Lusa

Cultura

UNESCO

As Montanhas de Bale, com picos de mais de 4.300 metros de altura, são uma das zonas mais endémicas de África, sendo o habitat de seis espécies de aves e de 23 espécies de plantas ameaçadas de extinção, com áreas de distribuição muito restritas.

O niala da montanha (um antílope de chifres grandes) e o lobo etíope, considerado um dos canídeos mais raros e ameaçados do mundo, apenas podem ser avistados nesta região.

Para além das Montanhas de Bale, o comité da Unesco inscreveu igualmente na lista do Património Mundial os monumentos megalíticos do povo Gedeo, no sul da Etiópia, que têm mais de mil anos, embora um estudo recente indique que poderão ser ainda mais antigos.

A Etiópia tem agora onze locais inscritos na lista da Unesco.

O comité da Unesco está a realizar a sua 45.ª assembleia anual, em Riade, desde sábado passado, examinando as 50 candidaturas de bens propostas este ano para a sua lista do Património Mundial.

Leia Também: Ruínas pré-históricas de Jericó inscritas como Património da Humanidade

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas