A prova final, com a Orquestra Sinfónica do Porto-Casa da Música, realiza-se na próxima sexta-feira, na sala Suggia da Casa da Música, no Porto.
Jorge Giménez vai interpretar a Sinfonia Concertante, de Sergei Prokofieff, peça também escolhida por Lionel Martin. Ángela Aguarelles vai tocar o Concerto para violoncelo e orquestra n.º 1, de Dmitri Chostakovitch.
Os finalistas serão avaliados por um júri constituído pelos violoncelistas Maria de Macedo, Claudio Bohórquez e Nikolai Gimaletdinov, pelo maestro e também violoncelista Pedro Neves, que dirige a orquestra.
Os candidatos, numa fase inicial, foram escolhidos por gravações em vídeo, tendo sido selecionados sete, que se apresentaram em recital, na sala 2 da Casa da Música, no passado fim de semana, de onde saíram os três finalistas.
Este prémio, bienal foi criado em homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia (1885-1950). O vencedor, de acordo com as edições anteriores, recebe um prémio pecuniário e um convite para tocar como solista num concerto com a Orquestra Sinfónica-Casa da Música, na próxima temporada.
Em 2022 a vencedora foi a violoncelista alemã Konstanze Pietschmann, nascida em 2000.
Leia Também: Dulce Pontes atua no arranque da bienal cultural Monsaraz Museu Aberto