Segundo uma nota da Museus e Monumentos de Portugal (MMP), a mostra "Imaginário coletivo", realizada no âmbito de uma parceria entre a MMP e a Câmara de Aveiro, "dá continuidade ao programa de circulação da CACE no território nacional".
A exposição, com curadoria da historiadora de arte Sandra Vieira Jürgens, procura construir "um percurso por uma paisagem fictícia em diálogo com o território e em articulação com os conceitos e fios condutores da programação de Aveiro 2024: identidade, Democracia, Sustentabilidade e Tecnologia".
"Estão reunidas obras adquiridas pela Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea, no âmbito do programa anual de aquisição de arte contemporânea, que serão exibidas pela primeira vez ao público e outras pertencentes ao seu acervo, que se encontram em depósito junto de várias instituições e municípios do país", refere a mesma nota.
A mostra, que pode ser vista até 22 de setembro, apresenta um conjunto de obras de arte de autores nacionais e internacionais, entre os quais Paula Rego, Ana Hatherly, Álvaro Lapa, Donald Judd, Julião Sarmento e Lourdes Castro.
A CACE é uma coleção de arte contemporânea de natureza pública, iniciada pelo Estado em 1976 e tutelada pelo Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Leia Também: Peça 'Terminal ou o estado do mundo' abre hoje Festival de Almada