Prémio Natália Correia entregue nos Encontros Literários de Ponta Delgada
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, vai entregar na quinta-feira o Prémio Literário Natália Correia 2024 a João Albano Fernandes, no arranque dos III Encontros Literários, foi hoje divulgado.
© Getty Imagens
Cultura Açores
O município vai realizar entre quinta-feira e sexta-feira mais uma edição dos Encontros Literários, com o objetivo de "promover a literacia no concelho".
O evento arranca pelas 18h00 locais de quinta-feira (19h00 em Lisboa), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, seguindo-se a conferência inaugural com o tema 'Lógicas do Romance ou o romance como revolução', que será proferida por Carlos Reis.
Segundo uma nota da autarquia, no mesmo dia será entregue o Prémio Literário Natália Correia 2024 a João Albano Fernandes, que venceu o concurso com a obra 'Caindo de mais alto', e uma menção honrosa a Luís Corredoura, pela ficção 'Esperanças e Desilusões'.
A obra vencedora vai ser editada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e o vencedor receberá 7.500 euros.
O Prémio Literário Natália Correia (1923 - 1993) tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento das artes literárias, fomentando a criatividade, o gosto pela leitura e pela escrita.
O prémio foi criado em 2021 pela autarquia de Ponta Delgada, marcando na ocasião o início das comemorações do centenário da escritora que nasceu em 13 de setembro de 1923, na freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, e foi viver para Lisboa aos 11 anos.
Apesar de ser conhecida como poeta, a extensa obra da escritora micaelense, que morreu em 16 de março de 1993, em Lisboa, vítima de um ataque cardíaco, inclui também trabalhos de ficção, teatro, ensaio e diário.
Foi responsável pela organização de várias antologias, das quais se destaca a 'Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica', um livro censurado pela ditadura do Estado Novo, que lhe valeu uma pena suspensa de três anos de prisão, em 1966.
Na sexta-feira, os III Encontros Literários de Ponta Delgada terão lugar no Centro Natália Correia.
O primeiro painel da manhã (09h30), subordinado ao tema 'A mulher na produção literária nos Açores: um género menor?', conta com a participação de Amélia Sophia, Ana Isabel d'Arruda, Carolina Cordeiro, Malvina Sousa, Sandra Fernandes e Luísa Cavalleri (moderadora).
Para as 10h45 está agendada uma entrevista tertúlia, moderada por Vera Santos, que terá como convidado Victor de Lima Meireles.
A manhã daquele dia termina com um momento poético protagonizado pela Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada.
O programa prossegue pelas 15h00, com uma mesa-redonda subordinada ao tema 'Biografias: espaços de fronteiras entre ficção e realidade', com António Pedro Costa, João Morgado, Júlio Oliveira, Luís H. Bettencourt Reis e Aníbal Pires (moderador).
Pelas 16h15 haverá outra mesa-redonda com a presença de Luís Filipe Sarmento, Paula Sousa Lima, Raquel André Machado, Virgílio Vieira e Gabriela Silva (moderadora) sobre 'Poesia: tábua de salvação ou espécie em extinção?', seguindo-se (17h30) o painel 'Fora de Portas', onde Eleonora Marino Duarte conversa com Valter Hugo Mãe.
Os III Encontros Literários terminam com a intervenção do vereador responsável pela área da Cultura do município de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes.
A programação do evento cultural é gratuita e aberta ao público geral.
Leia Também: Rui Lage vence Prémio Literário António Gedeão para poesia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com