Um nu de Lucian Freud foi vendido por 13,9 milhões de libras (cerca de 16,6 milhões de euros) num leilão em Londres, esta quarta-feira. Segundo a agência de notícias France-Presse (AFP), trata-se do quadro 'Ria, Naked Portrait', que demorou 16 meses a pintar.
Esta foi a primeira vez que o quadro, considerado uma "obra-prima", é comercializado e foi a principal atração do leilão.
"É uma obra-prima tardia", disse Anna Touzin, da leiloeira Christie's, à AFP. "Foi pintada entre 2006 e 2007 e está na mesma coleção desde que foi feita. É a primeira vez que está a chegar ao mercado, o que é realmente emocionante".
A obra mostra a negociante de arte Ria Kirby, que o artista conheceu durante uma exposição em 2006. Ao longo de cinco horas por dia durante 16 meses, Ria aceitou pousar para Lucian Freud - neto do psicanalista Sigmund Freud - que ficou conhecido pelos seus nus e autorretratos.
"É um processo muito longo e penso que mostra a relação de Freud com os seus retratados, o tipo de dedicação que estes lhe davam, mas que ele também lhes dava, pintando-os", acrescentou Touzin.
Em 2022, o seu quadro 'Large Interior, W11' foi vendido por um valor recorde de 86 milhões de dólares (cerca de 76 milhões de euros), enquanto em 2015, outro nu, 'Benefits Supervisor Resting', foi vendido por mais de 56 milhões de dólares (51 milhões de euros).
Leia Também: Já é conhecida a música que Portugal vai levar à Eurovisão Júnior