Escritaria dedicado a Mia Couto deve acontecer ainda este ano em Maputo

O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, previu hoje que uma réplica do Festival literário Escritaria se possa realizar numa data até ao final do ano, na capital de Moçambique, Maputo, dedicada ao escritor local Mia Couto.

Notícia

© Getty Images

Lusa
25/10/2024 19:04 ‧ 25/10/2024 por Lusa

Cultura

Mia Couto

"Será uma espécie de réplica possível daquilo que aconteceu por cá, [para] mostrar a homenagem que aqui fizemos. Isso é muito gratificante para o homenageado e para os seus amigos, vizinhos e familiares, porque ficam muito sensibilizados", disse o autarca.

 

Falando aos jornalistas num dos momentos do Escritaria que este ano está a homenagear, até domingo, o escritor e músico brasileiro Arnaldo Antunes, o presidente disse que estão a ser feitos contactos para que o evento possa acontecer em Moçambique, provavelmente em novembro, replicando o que aconteceu em 2011, em Penafiel, no distrito do Porto, quando foi homenageado Mia Couto.

"Agora queremos levar o Escritaria a Maputo, à Fundação Mia Couto", referiu, recordando que se pretende dar continuidade à itinerância do festival por países lusófonos, como já aconteceu em Angola e Cabo Verde.

"Temos dado esta dimensão internacional ao nosso festival literário. Eu diria mesmo que é o único festival literário que se faz e que tem esta dimensão internacional", destacou.

Em Angola (Benguela, Luanda e outras cidades), no início de 2023, replicou-se o que aconteceu em Penafiel na edição de 2018, quando foi homenageado o escritor Pepetela.

"Foi muito positivo vermos que, através do Escritaria, os próprios angolanos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a obra de um escritor angolano", comentou o presidente da câmara.

Ao longo de 17 edições, na sua versão em Penafiel, o festival já homenageou Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Germano Almeida, Ana Luísa Amaral, Miguel Esteves Cardoso e Arnaldo Antunes.

Em Cabo Verde, em novembro do ano passado, aconteceu a réplica do Escritaria de 2021, com a homenagem ao escritor local Germano Almeida.

Aquela exposição passou por Mindelo, cidade natal do autor, e São Vicente.

Leia Também: Mia Couto apela a líderes moçambicanos para entenderem que violência não é solução

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas