Portugal encontra-se entre os favoritos para vencer a 22.ª edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC, na sigla em inglês), que decorre no próximo sábado, 16 de novembro, em Madrid, Espanha. E, ao contrário do que acontece na Eurovisão, é possível votar em Portugal - esteja onde estiver. Saiba como.
A votação, explica a RTP, é "totalmente digital, gratuita e aberta em qualquer do mundo" e poderá ser feita através do site oficial do JESC em dois períodos distintos.
O primeiro período de votação abre esta sexta-feira pelas 20h00 e fica disponível até amanhã, 16 de novembro, às 16h59.
Já o segundo período de votação será novamente aberto no sábado, após todas as atuações durante a transmissão ao vivo do concurso.
Segundo uma sondagem realizada pelo site Eurovisionworld, que questiona "quem deveria ganhar a Eurovisão Júnior 2024", Portugal surge em primeiro lugar das preferências, com cerca de 25% dos mais de 25 mil votos. Segue-se Espanha com 16% e a Arménia com 13%.
Sublinhe-se que a música é da responsabilidade de Victoria Nicole e o "processo de composição e gravação foi orientado pelas estrelas nacionais mentores do The Voice Kids Nininho Vaz Maia e Bárbara Tinoco", indicou a RTP, em outubro.
A adolescente viveu na Venezuela e mudou-se para Portugal em 2018. Com 'Esperança' traz um pouco da língua espanhola e fala sobre 'ignorar as vozes' que duvidam do caminho para o sucesso.
Esta será a nona vez que o nosso país participa no festival para menores de 14 anos, depois de se ter estreado em 2006. Portugal esteve ausente da competição entre os anos 2008 e 2016. Em 2023, Júlia Machado e o tema 'Where I Belong' alcançaram o 13.º lugar com 75 pontos.
Leia Também: Vitória de Victoria? Portugal é o favorito para vencer a Eurovisão Júnior