De acordo com a lista de premiados, 'A Teacher's Gift' venceu o prémio de melhor longa-metragem, embora estivesse nomeado também para os prémios de 'Melhor Ator', para a interpretação de Rajdeep Choudhury, e 'Melhor Banda Sonora Original', composta pelo músico português Nuno Corte-Real.
'A Teacher's Gift', que se estreou no Festival de Cinema de Birmingham, é uma produção da London UK Films, com argumento de Rajdeep Choudhury, Will Parry e Artur Ribeiro, tendo sido rodado em 2023 no Reino Unido e na Índia.
O filme, em língua inglesa, conta a história de Rohan, "um indiano que vive remediado em Londres, ensinando Hindi a seniores, mas finge ter uma vida de sucesso e desafogo financeiro". Por isso, é escolhido para um casamento arranjado com a filha de um milionário de Mumbai, que cedo perceberá que Rohan esconde algo do seu passado", refere a sinopse
O elenco inclui atores indianos, ingleses e portugueses, com a presença de Virgílio Castelo, Paula Lobo Antunes, Luís Filipe Eusébio, Marta Carvalho, Raquel Cipriano, Hugo Lami e Adriana Faria. A direção de fotografia é de Luís Branquinho.
Quando o filme foi selecionado para o festival britânico, Artur Ribeiro contou à agência Lusa que chegou a este projeto numa fase em que pode participar na reescrita de argumento, a partir de uma ideia de Rajdeep Choudhury, depois de a produtora ter conhecido o seu trabalho no filme 'Terra Nova' (2020).
"Quando procuravam realizadores e começámos a falar, como eu também sou argumentista levantei questões sobre o guião e acabei envolvido, embora a premissa seja do Rajdeep", disse.
Sobre a participação neste projeto, Artur Ribeiro afirmou que correspondeu a uma "vontade de explorar outras cinematografias".
"Vivi nos Estados Unidos e em Londres. Isto acaba por surgir por isso, pela experiência que vivi em Londres, e pelas pessoas que conheci. Sempre tive um interesse internacional e não hesitei em lançar-me nesta aventura quando ela surgiu", reconheceu.
As séries 'Teorias da Conspiração', 'Um Lugar Para Viver', a telenovela 'Belmonte' e a peça 'Onde Estavas Quando Criei o Mundo?', encenada por João Mota, são algumas das obras assinadas por Artur Ribeiro.
Leia Também: OE2025. Perto de 60 propostas de alteração na Cultura para votação