A icónica música de Natal 'All I Want for Christmas Is You', de Mariah Carey, foi lançada há 30 anos, mas continua a fazer sucesso e a ser uma das mais ouvidas nesta época natalícia, um pouco por todo o mundo.
Esta semana, o hit, que rende à cantora norte-americana 3 milhões de euros anuais, voltou a alcançar o topo das vendas nos EUA. Porém, há três décadas esteve até para não ser lançada.
De acordo com a imprensa norte-americana, 'All I Want for Christmas Is You' foi criado em apenas 15 minutos por Mariah Carey e pelo produtor Walter Afanasieff.
O tema, que faz parte do álbum 'Merry Christmas', o quarto da artista, enfrentou alguma resistência inicial e quase foi abandonado pelos próprios autores.
Apesar de ter sido elogiada tanto pela crítica como pelos fãs, quando foi lançada, em 1994, a faixa teve na altura, como recorda a BBC, um "sucesso relativamente modesto", alcançando a 12ª posição na lista de músicas de rádio de todos os géneros da Billboard nos EUA e a segunda no Reino Unido (bloqueada por Stay Another Day, do East 17) e no Japão.
No entanto, com o passar dos anos, a canção tornou-se num símbolo do Natal e todos os anos ecoa pelo planeta fora nesta altura do ano, acabando por liderar as tabelas de mais de 25 países, incluindo os EUA e o Reino Unido e ser, segundo a BBC, "oficialmente coroada como a melhor música natalícia de todos os tempos com base no desempenho comercial pela Billboard em 2023".
A cada ano que passa, 'All I Want for Christmas Is You' volta "mais forte e mais popular", acabando mesmo por ganhar múltiplas versões, algumas das quais feitas pela própria Mariah Carey.
Em 2011, a cantora gravou uma nova versão com Justin Bieber. Dois anos depois, colaborou com o humorista Jimmy Fallon para uma nova interpretação.
O sucesso foi tanto que a música acabou mesmo por dar origem a um livro infantil e a um filme de animação.
Para celebrar o 30.º aniversário de 'All I Want for Christmas Is You', este ano, Mariah Carey decidiu lançar uma edição comemorativa do álbum 'Merry Christmas', disponível em vinil, CD e cassete e partir em digressão por 20 cidades norte-americanas.
Para encerrar as comemorações, no dia 25 de dezembro, a cantora será a atração de abertura do NFL Christmas Gameday, os dia de jogos de futebol americano, onde certamente não faltará o clássico que se ouve em todos os Natais há três décadas.
As razões do sucesso
A BBC tentou perceber as razões do sucesso 'All I Want for Christmas Is You', por isso falaram com alguns especialistas. Para Brittnay L Proctor, professora de estudos de Média e Cultura Popular na The New School de Nova Iorque, um dos grandes pontos a favor do hit é ser "muito divertido", ao contrário, de maior parte das músicas de Natal.
"Pegaram na ideia padrão de Natal e viraram-na de cabeça para baixo", fundamentou, lembrando que a canção "reúne sem esforço elementos de gospel, R&B e pop" de uma "maneira sincera e jovial que explorou a ideia do espírito de Natal".
Já a escritora musical Kate Solomon defendeu que 'All I Want for Christmas Is You' é uma "música pop perfeita que, por acaso, é de Natal".
Obviamente, não é tarefa fácil criar um clássico moderno de Natal. Artistas como Taylor Swift, Justin Bieber e The Killers são alguns dos exemplos que tentaram, mas que não atingiram (nem de perto) o sucesso de 'All I Want for Christmas Is You'.
Além da letra e da sonoridade, a forma como Mariah Carey "adora o Natal" e promove de forma "astuta" - nas redes sociais e não só - todos os anos 'All I Want for Christmas Is You' também ajudam a que a música continue a ser um sucesso e a gerar milhões todos os anos.
Leia Também: O vídeo da 'rainha do Natal' Mariah Carey no primeiro dia de dezembro