A medalha será entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, com a autarquia a considerar Zambujal uma "figura proeminente das letras e do jornalismo português".
"Pelo universo romanesco fortemente imaginativo, pelo talento criativo e linguagem original, adequada a uma atmosfera picaresca e cómicos de situação capazes de nos fazer sorrir, mas também refletir, Mário Zambujal é, por excelência, o escritor da cidade de Lisboa", indica o município.
O autor será homenageado hoje, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, numa iniciativa da Câmara de Lisboa e da editora Clube do Autor.
Mário Zambujal estreou-se na literatura com 'Crónica dos bons malandros' (1980), que foi adaptado ao cinema por Fernando Lopes. Produziu textos para televisão e teatro e publicou, entre outros, 'Histórias do fim da rua', 'À noite logo se vê', 'Primeiro as senhoras' e 'Uma noite não são dois dias'.
Enquanto jornalista passou por várias publicações e, também, pela televisão. Atualmente, aos 80 anos, é presidente do Clube dos Jornalistas.