A pouco mais de dois dias dos Óscares se realizar, o New York Times fez as suas 'apostas' em cada categoria, e o Brasil parece ter motivos para sorrir: é que de três categorias nomeadas, a publicação norte-americana dá conta de que o Brasil deve arrecadar duas estatuetas.
'Ainda Estou Aqui' está a mexer não só com o Brasil, mas com todo o mundo, tendo já arrecadado vários prémios a nível internacional. Para esta, que é a 97.ª cerimónia de entrega dos prémios, Fernanda Torres está nomeada para Melhor Atriz e o filme 'Ainda Estou Aqui' para Melhor Filme Internacional e Melhor Filme.
Segundo a análise feita pelo New York Times, a disputa para Melhor Atriz está renhida. "Vale a pena ser a última candidata a ser vista, e ela está a receber muitos votos de membros da Academia que só agora estão a ver o seu filme. Com as coisas tão próximas entre Moore e Madison, pergunto-me se os eleitores não se sentirão tentados a escolher Torres como uma terceira alternativa. Ainda assim, qualquer uma dessas mulheres pode vencer", lê-se no artigo, que aposta as suas fichas em Fernanda Torres para Melhor Atriz.
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, o filme de Walter Salles é o favorito do NYT, que recorda também que um outro candidato, 'Emilia Pérez', entrou numa rota de descendente, após várias polémicas. "Em tempos, 'Emilia Pérez' tinha esta categoria totalmente garantida. Mas, com esse filme nas cordas, é 'Ainda Estou Aqui' que está a ter uma ascensão tardia junto dos eleitores", escreve a publicação.
O filme de Salles disputa ainda a categoria de Melhor Filme, que, segundo as previsões da imprensa deverá ser entregue a 'Anora'.
No filme de Walter Salles entra ainda a mãe de Torres, Fernanda Montenegro. Recorde-se que Montenegro foi indicada também ao Óscar em 1999 na categoria de Melhor Atriz. O filme a partir do qual foi indicada, 'Central Brasil', nasceu também às mãos de Walter Salles, e foi a primeira vez que uma atriz brasileira foi indicada para Melhor Atriz pela Academia. Fernanda Montenegro perdeu o Óscar para Gwyneth Paltrow, pelo seu papel em 'A Paixão de Shakespeare'.
Leia Também: Sabia que Fernanda Montenegro não se chama nem Fernanda, nem Montenegro?