A casa de leilões RR Auction tem à venda uma carta alegadamente escrita por John Lennon – com anotações feitas pelo próprio à mão – para Paul McCartney e Linda (com quem o cantor foi casado até 1998, altura em que faleceu vítima de um cancro na mama).
A missiva não está datada, mas a casa de leilões indica que deverá ser de 1971. Está neste momento a leilão por quatro mil dólares (3.700 euros) mas a estimativa é que ultrapasse os 20 mil dólares (mais de 18 mil euros).
O conteúdo da carta, no entanto, é aquilo que mais chama a atenção. No início dos anos 70, os membros dos Beatles estavam todos as seguir caminhos diferentes, com projetos a solo, e John Lennon não tinha a melhor das relações com Paul McCartney.
A missiva aparenta ser uma resposta a uma carta primeiramente enviada por Linda McCartney a Lennon, criticando-o por ter deixado os Beatles em 1969. Lennon explica as razões pelas quais não tornou a sua saída pública.
“O Paul e o Klein [novo manager dos Beatles] passavam o dia a tentar dissuadir-me, achei melhor não dizer nada – pediam-me para estar calado porque poderia ‘prejudicar os Beatles’ e para ‘deixar as coisas correrem’ - lembras-te? Põe isso na tua cabecinha pequenina e perversa, dona McCartney, os c**** pediram-me para estar calado”, lê-se na missiva.
John Lennon faz ainda referência às dificuldades por que passou na relação com Yoko Ono.
“Espero que te apercebas das m**** que tu e o resto dos meus amigos ‘gentis e altruístas’ empurraram para cima de mim e da Yoko desde que estamos juntos. Pode ter sido mais subtil ou ‘classe média’ alguma vezes, mas não sempre. Nós ‘ultrapassamos’ as coisas algumas vezes e até vos perdoamos aos dois, portanto é o mínimo que podem fazer por nós – vocês, nobres pessoas”, terá escrito Lennon.
Pode seguir o leilão e ler o conteúdo na íntegra aqui.