Resumo do jogo: O Sporting venceu, por 3-1, neste sábado, o Vitória FC, no estádio do Bonfim, num duelo relativo à 16.ª jornada da Liga portuguesa.
Os leões triunfaram no Sado com um auto-golo de João Meira [estreia a titular na I Liga], aos 27 minutos, sendo que sete minutos volvidos foi a vez de Bruno Fernandes ampliar a vantagem, de grande penalidade. Os sadinos ainda reduziram, por Carlinhos, à ‘bomba’, na etapa complementar. Bruno Fernandes fechou a contenda, aos 90+4, assinando, desta forma, o 15.º golo na temporada.
Com este resultado, os vitorianos mantêm a 10.ª posição na I Liga, com 19 pontos, já os leões continuam na perseguição ao Famalicão, que ocupa o terceiro lugar com mais um ponto do que os pupilos de Silas.
Sporting não se deixou contagiar e o antibiótico ficou na ‘gaveta dos medicamentos’
Este jogo esteve em perigo de não se realizar por culpa do surto viral que afetou quase todo o plantel do Vitória FC, todavia o Sporting não esteve de acordo com os sadinos em adiar o encontro e, no Bonfim, o cenário a que assistimos foi no mínimo bizarro: apanha-bolas com máscaras, cartazes com sinais de aviso de ‘perigo de contágio’ e até jogadores com luvas de látex foi possível ver.
O jogo começou morno, mas foram até os comandados de Julio Velázquez a dar os primeiros sinais de perigo numa primeira parte que teve apenas… um remate enquadrado com os postes.
Os guarda-redes foram meros espetadores, numa etapa inicial que viveu de fogachos e sem oportunidades de golo. O primeiro balançar de redes surgiu aos 27 minutos, após uma jogada de Bolasie que terminou num cruzamento de Ristovski. Wendel ainda festejou o remate certeiro, mas a autoria do golo pertenceu, de forma involuntária, a João Meira, que colocou a bola dentro da própria baliza.
Sete minutos volvidos, Bruno Fernandes, de grande penalidade, ampliou um marcador que no início da etapa complementar podia ter sido ampliado por Wendel, mas o brasileiro pecou por altruísmo em demasia, quando tinha uma baliza à sua mercê.
Aos 63 minutos, o Vitória FC ainda reduziu à ‘bomba’, por Carlinhos, num lance que começou numa perda de bola de Mathieu. Nos vinte minutos finais, os sadinos estiveram perto da igualdade e só a barra negou o expoente de felicidade máxima a André Sousa.
Até ao fim, duas más notícias para Silas: Coates viu amarelo e falha o Clássico frente ao Benfica, por acumulação de cartões, sendo que Vietto abandonou o terreno de jogo com limitações físicas. Todavia, Silas ainda sorriu com o bis de Bruno Fernandes, nos derradeiros instantes do encontro.
Relato do jogo:
90+6 - Terminou o jogo no estádio do Bonfim.
90+4' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! Capitão leonino bisa e soma o oitavo golo na I Liga.
90' - Seis minutos de compensação.
86'- Entrada dura de Mansilla sobre Bruno Fernandes deixa o capitão dos leões muito queixoso no relvado. O jogo está parado para que Bruno receba assistência.
85'- Substituição no Vitória FC: Sai Mathiola e entra Leonardo Chão.
82'- Éber Bessa é admoestado com um amarelo após falta dura sobre Pedro Mendes.
81'- Rafael Camacho trava um contra-ataque do Vitória FC e vê o cartão amarelo.
78'- As imagens televisivas mostram Vietto a coxear bastante na saída para os balneários. Pode haver ali lesão grave...
77'- Mexida também no Vitória FC: Mansilla entra para o lugar de Leandro Vilela.
76'- Substituições na equipa do Sporting: Saem Luiz Phellype e Bolasie e entram Pedro Mendes e Jesé. É a estreia do jovem avançado leonino na I Liga.
75'- À TRAVE! André Sousa perto do golo com um excelente cabeceamento.
74'- Remate de Éber Bessa cortado por Ristovski. O Vitória FC vai apertando com o Sporting neste momento...
72'- Cartão amarelo a Coates! Falta sobre Mathiola deixa o central uruguaio fora do dérbi com o Benfica!
69' - Bela iniciativa de Rafael Camacho, pela ala esquerda, que termina em remate venenoso do jogador português. Após a defesa de Milton Raphael ainda surgiu um remate enrolado de Bolasie.
67' - Vietto sai lesionado nos leões. Entra em campo Rafael Camacho.
63' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO VITÓRIA FC! MARCA CARLINHOS! QUE GOLAÇO! Tudo começa numa perda de bola de Mathieu e tudo termina num guarda-redes, de seu nome Luís Maximiano, que podia ter feito bem mais...
55' - Pontapé de Bruno Fernandes, mas longe da baliza de Milton Raphael.
48' - Wendel falha um golo cantado no início da etapa complementar. Tinha a baliza à sua mercê, mas preferiu esperar para... servir um companheiro. Que ocasião desperdiçada.
46' - Começou a segunda parte no Bonfim.
45+2' - Intervalo no Estádio do Bonfim. O Sporting sai ao intervalo a vencer, por 2-0, com um auto-golo de Meira e um remate certeiro, de grande penalidade, facturado por Bruno Fernandes.
45' - Dois minutos de compensação.
45' - Milton Raphael encaixa, seguro, um remate de Vietto à entrada da grande área sadina.
43' - Remate de Vilela... mas bem longe dos postes defendidos por Luís Maximiano.
Confira aqui o segundo golo dos leões no estádio do Bonfim.
34' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! MARCA BRUNO FERNANDES! Este foi o 14.º golo do capitão leonino na presente temporada.
32' - PENÁLTI PARA O SPORTING! Falta de Pirri sobre Bruno Fernandes
Confira aqui o primeiro golo dos leões
27' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLO DO SPORTING! Após cruzamento venenoso de Ristovski, superiormente servido por Bolasie, Meira acaba na pequena área por trair o guarda-redes sadino e desviar para dentro da própria baliza.
22' - Vietto a espreitar o remate enquadrado, mas Pirri a dar o corpo às balas.
17' - Os dois guarda-redes continuam sem realizar intervenções de maior envergadura.
14' - Cruzamento perigoso de Bolasie e a bola a sobrar para canto.
6' - Remate de Battaglia a sair muito torto à baliza de Milton Raphael.
4' - Equipa do Sporting vaiada pelos adeptos do Vitória FC por não terem aceitado o cancelamento do jogo.
Varandas foi fortemente contestado pelos adeptos do Vitória FC. Confira aqui o vídeo.
3' - Jogo interrompido no Bonfim por culpa... da entrada de um gato preto.
1' - Tiago Martins mostra amarelo a Luiz Phellype no primeiro minuto de jogo.
1' - Rola a bola no Estádio do Bonfim! Já se joga o Vitória FC-Sporting.
- Antes das equipas entrarem em campo, ainda na escadaria de acesso ao estádio do Bonfim, Tiago Martins proferiu um pequeno discurso aos jogadores.
- Os apanha-bolas estão a usar máscaras protectoras no estádio do Bonfim.
- Destaque para a presença de Battaglia no onze do Sporting, que joga depois de atuar durante sete minutos na partida frente ao Portimonense. Nota ainda para a ausência de Acuña, sendo Borja a ocupar a sua posição no onze. Com 12 jogadores de quarentena em casa, os sadinos apresentam apenas cinco jogadores no banco de suplentes.
Onze do Vitória FC: Milton Raphael, Mano, João Meira, Pirri e André Sousa; Leandro Vilela, Éber Bessa e Carlinhos; Zequinha, Mathiola e Guedes.
Suplentes do Vitória FC : João Valido, João Serrão, Mansilla, Bruno Langa e Leonardo Chão.
Onze do Sporting: Luís Maximiano; Ristovski, Mathieu ,Coates e Borja; Battaglia, Wendel, Bruno Fernandes; Bolasie, Vietto e Luiz Phellype.
Suplentes do Sporting: Diogo Sousa, Tiago Illori, Eduardo, Rafael Camacho, Gonzalo Plata, Jesé e Pedro Mendes.