Portugal alcançou a melhor prestação de sempre num Europeu de andebol. Esta quarta-feira, no último encontro da Main-Round, a Seleção Nacional venceu a Hungria por 34-26, Malmö Arena, e carimbou a passagem ao jogo que irá definir o 5.º e o 6.º lugar deste Euro'2020. Recorde-se que a melhor classificação de Portugal num Europeu tinha sido um 7.º lugar.
Obrigado a vencer com uma margem de cinco golos para não depender do resultado do Suécia-Islândia, a equipa de Paulo Pereira começou desde cedo a comandar. Depois de alguns minutos de superioridade húngara, a formação das quinas puxou dos galões e colocou-se em vantagem no marcador.
Portugal foi para o intervalo em vantagem (16-14), mas no segundo tempo voltou a ser superior ao adversário, tendo noção daquilo que era preciso para garantir o 3.º lugar do Grupo II da Main-Round deste Euro'2020.
HALF-TIME: @AndebolPortugal currently have the edge over @MKSZhandball - it's 16:14, but it's pretty close#ehfeuro2020 #dreamwinremember pic.twitter.com/QreZyldAeQ
— EHF EURO (@EHFEURO) January 22, 2020
Nos últimos 15 minutos, Portugal conseguiu distanciar-se no marcador da seleção húngara e 'cavar' a vantagem que necessitava para fazer história neste Europeu. Golo atrás de golo, a equipa das quinas terminou mesmo a partida com uma vantagem de oito golos, suficiente para seguir em frente para o jogo do 5.º e 6.º lugar do Europeu.
Falta agora saber quem será o adversário de Portugal no último encontro deste Euro'2020, algo que só ficará fechado quando todos os jogos do Grupo I terminarem. Uma vitória da seleção lusa nessa partida, além de dar o 5.º lugar naturalmente, carimba também a presença do conjunto português no torneio pré-olímpico.
RESULT: In group II, @AndebolPortugal beat @MKSZhandball 34:26 and will play in the 5/6 placement match in Stockholm!#ehfeuro2020 #dreamwinremember pic.twitter.com/t8PMJslbI9
— EHF EURO (@EHFEURO) January 22, 2020