O FC Porto foi este sábado ao Bonfim derrotar o Vitória FC por 4-0. Um jogo em que os dragões foram superiores e que a formação sadina pouco fez para contrariar a supremacia da formação azul e branca.
Corona, Alex Telles, Soares e Luis Díaz marcaram na goleada ao Vitória FC, a terceira esta temporada.
Resumo
Foi sem Marega que Sérgio Conceição lançou a sua equipa no Bonfim. Uma fórmula que se mostrou eficaz, logo no primeiro tempo. Com um 4x3x3 que teve Soares como a figura mais avançada da equipa, os dragões tentaram controlar e ter a iniciativa desde o apito inicial.
Semedo regressou ao onze sadino, que passou por algumas dificuldades nos primeiros minutos. Mais recuada no terreno, a formação orientada por Júlio Velázquez foi tentando controlar as investidas por parte dos visitantes. Também, refira-se, apesar do controlo, o caudal ofensivo do FC Porto não era estrondoso.
Ainda assim, passo a passo, jogada a jogada, sem estar a conseguir uma exibição brilhante, a equipa azul e branca conseguiu chegar à vantagem minutos antes do intervalo. Aos 38, Sérgio Oliveira bateu um livre, a defesa sadina aliviou e Corona recebe o ressalto e atira de primeira para o 1-0 no Bonfim. Um tiro de pé direito, de fora da área, que levada selo de golo.
O Vitória FC sentiu o golo e… consentiu mais um. Ainda a digerir a desvantagem, Zequinha distraiu-se, deixou Alex Telles fugir à marcação e o brasileiro, após excelente abertura de Sérgio Oliveira, fez o 2-0 aos 44 minutos. O FC Porto acabou por levar uma vantagem confortável para os balneários.
No segundo tempo, os dragões entraram com tudo e sentenciaram a partida. Com apenas três minutos volvidos, Manafá lança Soares e nem Artur Jorge, nem Makaridze, conseguiram parar o avançado brasileiro. O ‘29’ do FC Porto ficou com o ressalto e atirou a contar para o 3-0 dos dragões. Depois do golo, os azuis e brancos limitaram-se a gerir o resultado e o ritmo da partida. O Vitória FC pouco conseguiu fazer e o relógio foi avançado sem grande reação por parte da formação sadina.
O jogo foi-se encaminhando para o final e Sérgio Conceição foi gerindo a partida, talvez já a pensar no Clássico da próxima semana, frente ao Benfica. Antes do final, Luís Diaz ainda fez o quarto golo e deu contornos de goleada àquele que foi o terceiro jogo esta época entre as duas equipas. Três jogos e três goleadas. Uma curiosidade sobre estes duelos é que o resultado foi sempre o mesmo: 4-0.
Desta forma, o FC Porto alcança a 15.ª vitória no campeonato e cimenta o segundo lugar com 47, a 7 pontos do líder Benfica. Quanto ao Vitória FC continua no 8.º posto da classificação com 25 pontos.
Vitória FC | vs. | FC Porto |
7 | Remates | 17 |
50% | Posse de bola | 50% |
13 | Faltas | 11 |
3 | Cantos | 5 |
1/0 | Cartões amarelos/vermelhos | 2/0 |
Acompanhamento
90+3'- FINAL DO JOGO! O FC Porto vence o Vitória FC por 4-0 no Bonfim.
90+1'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOO! MAIS UM! Luis Díaz carimba goleada sobre o Vitória. Otávio lança o colombiano que faz o quarto golo dos dragões ao cair do pano.
89'- À TRAVE! Otávio perto do quarto golo do FC Porto.
87'- Remate de Sílvio, fácil para Marchesín. O Vitória FC a atacar um pouco mais nestes minutos finais.
86'- Carlinhos! Nova defesa de Marchesín a evitar o golo da equipa sadina.
85'- Marchesín! Grande defesa do guardião do FC Porto, talvez a primeira de relevo em todo o encontro. O cruzamento largo foi de Sílvio.
75'- Alex Telles substituído por Vítor Ferreira. Sérgio Conceição esgota as substituições.
71'- Sérgio Oliveira vê o cartão amarelo.
70'- Substituição no Vitória FC: Zequinha cede o lugar a Leandro Vilela.
68'- Substituição no FC Porto: Zé Luís entra para o lugar de Soares. O cabo-verdiano não jogava desde 19 de dezembro.
63'- Guedes sai bastante irritado e pontapeia a geleira junto ao banco sadino.
62'- Substituição no Vitória FC: Sai Guedes e entra Hachadi.
62'- Cartão amarelo para Manafá.
59'- Substituição no FC Porto: Sai Corona e entra Romário Baró.
56'- O Vitória FC tem agora mais bola, mas o jogo parece controlado pela equipa portista...
52'- Sérgio Oliveira remata de fora da área para defesa segura de Makaridze.
48'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOOO! SOARES! Abertura de Manafá para Soares, Artur Jorge não consegue o corte e Soares, depois de Makaridze se atrapalhar com o esférico, ganha o ressalto e faz o terceiro da partida. É o seu 16.º golo esta temporada, o 7.º na I Liga e o oitavo nos últimos nove jogos.
46'- Começa a segunda parte.
45+4'- Intervalo! O FC Porto vai vencendo o Vitória FC por 2-0.
45+3'- Remate de Éber Bessa por cima da baliza do FC Porto.
45+1'- Cartão amarelo para Carlinhos, que falha a próxima jornada frente ao Moreirense.
45'- Vão jogar-se mais quatro minutos neste primeiro tempo.
44'- GOLOOOOOOO DO FC PORTOOOOO! MAIS UM! ALEX TELLES! Grande abertura de Sérgio Oliveira para o lateral brasileiro. Telles foge a Zequinha, faz a incursão para a área sadina e dispara sem hipótese para Makaridze.
42'- Depois de alguns momentos de espera, Manuel Mota dá golo para os dragões. Lance limpo e 0-1 no Bonfim!
40'- O lance está a ser analisado pelo VAR, por alegada posição irregular de Soares.
38'- GOLOOOOOO DO FC PORTOOOO! CORONA É O MARCADOR! Livre de Sérgio Oliveira, corta a defensiva sadina e o mexicano fica com a sobra e dispara de primeira para o fundo das redes de Makaridze.
37'- Remate fraco de Corona para defesa fácil de Makaridze.
36'- Recomeça a partida.
34'- Artur Jorge fica tocado e o jogo é interrompido para a equipa médica do Vitória FC dar assistência ao seu atleta.
28'- O QUE PERDE MANSILLA! Isolado por Carlinhos, Mansilla surge na cara de Marchesín, mas atira por cima. Fica a dúvida em relação à legalidade da sua posição, mas de qualquer das formas foi uma perdida incrível.
26'- SOARES! Combinação com Corona com o remate do avançado brasileiro a sair ligeiramente ao lado!
25'- Remate potente de Luis Díaz, mas muito por cima da baliza sadina. Foi o quinto remate dos dragões na partida.
24'- Primeira ação de Marchesín no jogo. Cruzamento de Éber Bessa a ressaltar nas pernas de Mbemba com o guardião argentino a agarrar com segurança.
20'- Um bom resumo destes primeiros 20 minutos do encontro nesta imagem.
20' | Vitória Setúbal 0-0 PortoPosicionamento médio das duas equipas, até ao momento(sim, o FCP levou guarda-redes, mas ainda não tocou na bola)#LigaNOS #VFCFCP #SomosVitória #FCPorto pic.twitter.com/xRMEE8itNP
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) February 1, 2020
17'- Novo remate de Otávio. Desta vez Soares assistiu o compatriota, mas o tiro do brasileiro saiu desviado por um defesa sadino.
15'- Livre em zona perigosa para o Vitória FC, mas a defesa do FC Porto alivia sem problemas.
10'- O Vitória tenta sair em contra-ataque, mas até agora não tem sido bem sucedido.
9'- OTÁVIO! Primeiro remate do FC Porto e perigo para a baliza de Makaridze. O médio brasileiro dos dragões perto do golo, após passe de Corona.
5'- O FC Porto a tomar a iniciativa do encontro nestes primeiros minutos...
1'- ROLA A BOLA NO BONFIM!
0'- Vai realizar-se um minuto de silêncio em memória de Carlos Santos, delegado da Liga que morreu durante esta semana.
0'- O jogo vai começar com alguns minutos de atraso, o que já parece ser habitual na Liga portuguesa...
0'- Vitória FC e FC Porto já estão a postos no túnel de acesso ao relvado.
0'- As equipas recolhem agora aos balneários.
0'- O FC Porto já está a realizar os habituais exercícios de aquecimento.
Aquecimento: ON!#FCPorto #VFCFCP pic.twitter.com/y35G6Z0eLi
— FC Porto (@FCPorto) February 1, 2020
Aí está a equipa do Futebol Clube do Porto! #FCPorto #VFCFCP pic.twitter.com/6veNBefa4E
— FC Porto (@FCPorto) February 1, 2020
ONZES INICIAIS
Vitória FC: Makaridze, Sílvio, Artur Jorge, Pirri, Jubal Júnior, Semedo, Éber Bessa, Mansilla, Zequinha, Guedes e Carlinhos.
FC Porto: Marchesín, Manafá, Marcano, Mbemba, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Uribe, Corona, Luis Díaz, Otávio e Soares.
Antevisão
Em Setúbal, Vitória FC e FC Porto vão defrontar-se num jogo relativo à 19.ª jornada da I Liga. Os dragões deslocam-se ao Bonfim com a mente num só resultado: a vitória. O triunfo é a única coisa que interessa na perseguição ao líder Benfica.
Sérgio Conceição salientou que foi com a sua equipa técnica que os dragões venceram os dois últimos títulos, em 25 possíveis, e não demonstrou qualquer falta de confiança no seu grupo de trabalho. O técnico do FC Porto passou uma mensagem de confiança, mas do outro lado terá pela frente uma das equipas menos batidas do campeonato.
O Vitória FC atravessa um bom momento e encontra-se no oitavo lugar da classificação. Com apenas 16 golos sofridos, é a terceira equipa menos sofredora, apenas atrás de Benfica e FC Porto, precisamente.
Júlio Velázquez, timoneiro dos sadinos, acredita que o jogo se irá decidir nos pormenores, apesar de colocar os dragões como favoritos para esta partida.