Aos 19 anos, Gustavo Assunção vive a sua primeira experiência como profissional no Famalicão, clube ao qual chegou no início da temporada, proveniente do Atlético de Madrid.
Numa entrevista concedida ao jornal Marca, o médio brasileiro foi questionado a respeito do forte início de temporada da sua nova equipa, que surpreendeu tudo e todos no campeonato português.
"A mensagem do clube passava pela manutenção na I Liga. 'Jogo a jogo'. Ganhámos o primeiro jogo... depois o segundo. No terceiro, empatámos com o Vitória SC, que é um grande. Chegámos à conclusão de que nos iam respeitar mais", atirou Gustavo, antes de abordar as comparações com o pai, Paulo Assunção, antigo jogador de, entre outros, FC Porto e Atlético de Madrid.
"Defensivamente, dizem que me pareço muito com o meu pai. Sou agressivo. Gosto de defender, sou tático. Com a bola, ele e toda a gente diz que sou melhor, mas ainda tenho que demonstrá-lo. Se me pareço com algum jogador do Atlético? Thomas, Koke, Saúl... os do Atlético são os melhores que existem", explicou.
Gustavo foi também convidado a comentar a adaptação de João Félix ao futebol espanhol. "Não o conheço, mas é um jogador de topo mundial. É especial, tem muita qualidade. Quem o conhece diz que é boa pessoa. Com o trabalho, tudo chega. É um rapaz jovem com todo o futuro pela frente", opinou.