O campeão do mundo em título, Lewis Hamilton, irá partir do primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio de Portugal, depois de ter conquistado a 'pole position' este sábado, na fase de qualificação.
O piloto britânico protagonizou uma intensa luta com o companheiro de equipa, Valtteri Bottas (que dominou todas as sessões de treinos livres), e acabou por conseguir o melhor tempo apenas na última tentativa.
O finlandês viu-lhe, assim, 'roubada' a terceira 'pole position' da atual temporada do Campeonato do Mundo de Formula 1, e terá, assim, de partir da segunda posição, imediatamente à frente de Max Verstappen.
Da quarta posição irá arrancar Charles Leclerc, que voltou, uma vez mais, a 'salvar a honra' da Ferrari, uma vez que Sebastien Vettel voltou a não conseguir o apuramento para a Q3 e não foi além do 15.º tempo.
Esta fase de qualificação começou, de resto, com, aproximadamente meia-hora de atraso. Isto porque a organização do Autódromo Internacional do Algarve teve de realizar trabalhos de manutenção depois de uma tampa de escoamento ter ficado danificada.