O Sporting de Braga carimbou, esta quarta-feira, o apuramento para a final da Taça de Portugal, após derrotar o FC Porto, em pleno estádio do Dragão, por 3-2, conquistando, assim, um resultado agregado de 4-3 no conjunto das duas mãos.
Os golos de Abel Ruiz (bis) e Lucas Piazón valeram o tão ambicionado bilhete aos arsenalistas, que ficam, agora, à espera de conhecer o vencedor da eliminatória entre Benfica e Estoril para saber qual o adversário que terá pela frente.
Dos 45 minutos mais ‘loucos’ que se viu este ano
O FC Porto estava em vantagem na eliminatória, graças ao empate a uma bola conquistado na Pedreira, mas o Sporting de Braga deixou claro, desde bem cedo, que não estava preparado para desistir, e abriu caminho para uma primeira parte ‘louca’.
Abel Ruiz quebrou o nulo logo aos nove minutos, no seguimento de uma bela jogada coletiva, e voltou a fazer das suas cinco minutos depois, quando recebeu um passe de calcanhar de Ricardo Horta e picou a bola sobre Diogo Costa.
Os dragões foram tentando ‘colocar a cabeça acima da água’, mas foram mesmo os arsenalistas que voltaram a fazer a festa. Desta feita, Lucas Piazón chamou para si todas as atenções, com a cobrança exímia de um pontapé-livre à entrada da grande área.
Mas a história não estava totalmente contada. Pouco depois do terceiro tento minhoto, Otávio, assistido por Jesús Corona, marcou e reacendeu a ‘chama’ portista. Chama essa que ganharia ainda mais aos 34 minutos, por via da expulsão de Borja, por falta sobre Marega.
Em vantagem numérica, os homens de Sérgio Conceição encostaram o adversário ‘às cordas’ e instalaram-se no último terço do terreno, ainda que sem somar grandes oportunidades, com exceção de um cabeceamento perigoso de Uribe à beira do apito para o intervalo.
Segunda parte de sentido único
O FC Porto partiu para o segundo tempo sabendo que, se queria estar na final da Taça de Portugal, estava obrigado a marcar, pelo menos, mais três golos e a não sofrer nenhum, e tentou fazer por isso.
Tirando uma ou outra exceção, os dragões não saíram do meio-campo ofensivo, criando aproximações atrás de aproximações à baliza arsenalista, ainda que com alguma dificuldade em contornar o bloco defensivo do Sporting de Braga.
Matheus foi defendendo aquilo que pôde, até que, aos 75 minutos, uma bola mal aliviada pelo próprio culminou no golo de Marega. O FC Porto partiu em busca dos dois tentos que dariam a volta à eliminatória, mas sem sucesso.
O Sporting de Braga garante, assim, a primeira vaga na final da Taça de Portugal. Pela frente terá Benfica e Estoril, sendo que os encarnados partem para a segunda mão com uma vantagem de 3-1 conquistada fora de portas.
Momento do jogo: Uma vantagem de um golo é boa, uma de dois golos é ótima, e uma de três… ainda melhor. O golaço de Lucas Piazón, na cobrança de um pontapé-livre, conferiu uma confortável vantagem ao Sporting de Braga, e revelou-se fundamental para as contas da eliminatória.
Acompanhamento
90' - Apito final no Dragão! O Sporting derrota o FC Porto no Dragão, por 3-2, e está na final da Taça de Portugal.
90+2' - Última substituição no Sporting de Braga. Carlos Carvalhal lança Zé Carlos e retira Ricardo Horta.
84' - Outro cartão amarelo... Agora para Otávio, que travou o contra-ataque de Sporar.
83' - Defesa monumental de Matheus! O cabeceamento de Luis Díaz levava 'selo de golo', mas o guarda-redes do Sporting de Braga 'voou' para manter a equipa em vantagem.
77' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Lucas Piazón, por travar Sérgio Oliveira na saída para o ataque.
76' - Carlos Carvalhal mexe de imediato. Sai Abel Ruiz, entra Andraz Sporar.
As imagens do golo que relança a eliminatória no Dragão
75' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Marega aproveita uma bola mal aliviada por Matheus para 'disparar' para o fundo das redes.
72' - Matheus está intransponível! O guarda-redes do Sporting de Braga negou, uma vez mais, o golo a Marega.
67' - Sérgio Conceição esgota as substituições. Evanilson vai a jogo, para o lugar de Sarr.
65' - Mais uma oportunidade para o FC Porto! Sérgio Oliveira, na marcação de um pontapé-livre, atirou ligeiramente por cima do alvo.
60' - O Sporting de Braga vai tentando responder. Fransérgio rematou forte, mas para as mãos de Diogo Costa.
56' - Sérgio Conceição volta a mexer. Saem Wilson Manafá e Matheus Uribe, entram Sérgio Oliveira e Francisco Conceição.
52' - O FC Porto entrou com a 'corda toda'! Marega avançou pela direita e atirou para uma defesa apertada de Matheus.
46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do FC Porto-Sporting de Braga.
45' - Termina uma primeira parte de 'loucos' no Dragão. O FC Porto está a perder por 1-3, mas o Sporting de Braga está em desvantagem numérica devido à expulsão de Borja.
43' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Ricardo Esgaio, por falta sobre Wilson Manafá.
42' - O FC Porto continua em busca de minimizar os danos. Agora foi Uribe quem tentou o golo, através de um cabeceamento perigoso, mas Matheus estava atento e defendeu.
39' - Polémica na grande área do Sporting de Braga! Marega cai após lance dividido com Raúl Silva e fica muito queixoso. No entanto, Artur Soares Dias nada assinalou.
37' - Carlos Carvalhal também mexe antes do apito para o intervalo. Sai Galeno, entra Bruno Rodrigues.
O lance que culmina na expulsão de Borja
34' - Afinal não é amarelo, é mesmo vermelho! Artur Soares Dias recebeu indicação do VAR, foi ver a repetição do lance e deu ordem de expulsão a Borja.
33' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Borja, que travou Marega quando o avançado se preparava para partir para a baliza.
O tento que dá nova esperança aos dragões
30' - GOOOOOLOOOOO do FC Porto! Que jogo de loucos no Dragão! Após passe longo de Corona, Otávio amorteceu a bola com o peito e atirou para reacender a chama da esperança azul e branca.
Foi assim que Lucas Piazón aumentou a surpresa no Dragão
28' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting de Braga! Que golaço de Lucas Piazón! O ex-Chelsea cobrou com mestria um pontapé-livre, que não deu qualquer hipótese de defesa a Diogo Costa. O FC Porto tem de marcar, pelo menos, quatro golos para marcar presença na final da Taça de Portugal!
26' - Oportunidade para o FC Porto! Luis Díaz 'baila' na grande área e atira para a baliza, mas Tormena estava atento e desviou para canto.
23' - Sérgio Conceição deixa claro que não está satisfeito. O treinador do FC Porto mexe bem cedo e lança Zaidu e Taremi para o lugar de Mbemba (lesionado) e Grujic.
19' - O Sporting de Braga esteve à beira do terceiro! Abel Ruiz 'ligou a mota', penetrou na grande área e atirou à barra. Exibição 'infernal' do avançado formado no Barcelona.
17' - O FC Porto vai tentando reagir. Jesús Corona, de muito longe, atirou colocado, mas Matheus defendeu sem dificuldades.
Não perca as imagens do segundo golo de Abel Ruiz
14' - GOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Ricardo Horta passa a bola de calcanhar para Abel Ruiz, que a pica sobre Diogo Costa e dilata a vantagem arsenalista no Dragão.
O golo que 'desatou o nó' no Dragão
9' - GOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Após bela jogada coletiva, Abel Ruiz aparece no coração da grande área e atira para o fundo das redes azuis e brancas. A bola ainda desvia em Mbemba e 'trai' Diogo Costa.
7' - Responde o Sporting de Braga. Ricardo Horta, também de longe, atirou para defesa segura de Diogo Costa.
5' - O FC Porto dá o primeiro sinal de aviso. Luis Díaz tentou a sorte 'do meio da rua', mas a bola saiu muito longe do alvo.
0' - Artur Soares Dias dá o apito inicial. Já se joga o FC Porto-Sporting de Braga.
'Onzes'
FC Porto: Diogo Costa; Manafá, Mbemba, Pepe, Sarr; Grujic, Uribe, Otávio; Corona, Luis Díaz e Marega.
Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Borja, Raúl Silva, Galeno; Al Musrati, Fransérgio; Lucas Piazón, Ricardo Horta e Abel Ruiz.
Antevisão
FC Porto e Sporting de Braga medem, esta quarta-feira, forças no estádio do Dragão, em busca de garantir a primeira vaga para a final da Taça de Portugal.
Os homens de Sérgio Conceição encontram-se em vantagem na eliminatória, uma vez que foram à Pedreira empatar no encontro da primeira mão, que ficou marcado por muita polémica e por um golo de Fransérgio... 12 minutos depois dos 90.
O vencedor desta ronda, recorde-se, marcará encontro com Benfica ou Estoril na final da prova-rainha do futebol português. Os encarnados venceram o conjunto do segundo escalão na primeira mão, por 3-1, estando novo duelo agendado para quinta-feira.
O FC Porto-Sporting de Braga será ajuizado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Atenção, FC Porto: Lopetegui não desiste de levar Corona