Abel 'matou' e Lucas 'esfolou': As notas do FC Porto-Sporting de Braga

19 minutos avassaladores foi quanto bastou para os arsenalistas vencerem no Dragão e garantirem o apuramento para a final da Taça de Portugal, onde irão defrontar Benfica ou Estoril.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
04/03/2021 08:00 ‧ 04/03/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting de Braga é a primeira equipa a garantir o apuramento para a final da Taça de Portugal. Os arsenalistas estavam em desvantagem, graças ao empate a uma bola cedido na receção ao FC Porto, mas não se deixaram intimidar e foram ao Dragão vencer, por 3-2, e dar a volta à eliminatória.

Um triunfo que conquistou ao fim de... 19 minutos. Foi quanto tempo bastou para Abel Ruiz fazer o gosto ao pé por duas vezes (mandando uma bola à barra pelo meio) e para Lucas Piazón marcar um pontapé-livre de forma exímia, provocando um ambiente de 'cortar à faca' no reduto azul e branco.

Uma entrada avassaladora do Sporting de Braga, sim, com uma velocidade impressionante na circulação de bola e com uma eficácia invulgar. Mas houve também muito a apontar a um FC Porto que continua a demonstrar graves falhas defensivas, poucas vezes vistas durante o 'reinado' de Sérgio Conceição.

Ciente de que era preciso fazer muito mais para evitar o 'desastre', o treinador azul e branco mexeu bem cedo, retirando Marko Grujic e o lesionado Chancel Mbemba para lançar Zaidu Sanusi e Mehdi Taremi, dando nova profundidade ao corredor esquerdo e repondo a habitual 'companhia' de Moussa Marega.

O FC Porto melhorou ligeiramente e reduziu distâncias aos 30 minutos de jogo, por intermédio de Otávio. A 'chama' da esperança do apuramento para a próxima fase ganhou nova força, ainda para mais quando, logo de seguida, Artur Soares Dias deu ordem de expulsão a Cristián Borja por falta sobre Moussa Marega.

Em desvantagem, os minhotos recuaram linhas e passaram por um autêntico 'massacre' no segundo tempo, quando praticamente não saíram da própria grande área. Matheus foi defendendo o que pôde, até que, aos 35 minutos, saiu em falso e deixou a bola nos pés de Moussa Marega, que aproveitou para marcar o último golo da noite.

O Sporting de Braga está, assim, na final da prova-rainha do futebol português. Esta quinta-feira, os homens de Carlos Carvalhal ficarão 'agarrados' ao televisor a assistir ao Benfica-Estoril, de onde sairá o adversário que terão pela frente. Os encarnados, recorde-se, jogam na Luz, com uma vantagem de 3-1.

Figura

Lucas Piazón assinou um jogo 'monstruoso', tanto com como sem bola. Assistiu Abel Ruiz no primeiro golo da noite, 'roubou' a bola a Malang Sarr no lance que culmina no segundo, e ainda cobrou com mestria o pontapé-livre que originou o terceiro. Após a expulsão de Borja, deu-se ao sacrifício e deu uma preciosa ajuda à equipa na hora de defender.

Surpresa

Sérgio Conceição voltou a lançar o filho, Francisco Conceição, na hora de maior aflição, e este voltou a ser um elemento preponderante na manobra ofensiva do FC Porto. Com o Sporting de Braga cada vez mais recuado, foi dos que foi encontrando mais maneiras para 'abrir a lata'. Começa a 'pedir' cada vez mais minutos...

Desilusão

Malang Sarr terá assinado, porventura, a pior exibição desde que chegou ao Dragão. Pareceu sempre perdido em campo, atingindo o ponto mais baixo quando perdeu a bola no lance que originou o 2-0. Se defensivamente foi mau, ofensivamente, então, nada acrescentou enquanto atuou do lado esquerdo da defesa.

Treinadores

Sérgio Conceição: Mexeu na equipa, optando por deixar Moussa Marega sozinho na frente e colocando Jesús Corona e Luis Díaz nas alas, mas a exibição desastrosa no plano ofensivo obrigou a regressar ao plano habitual ainda antes da meia-hora de jogo. Mais uma fraca exibição do FC Porto, que não fez por merecer outro resultado que não a derrota.

Carlos Carvalhal: Grande entrada em campo do Sporting de Braga, deixando o FC Porto 'aos papéis' com as consecutivas e rápidas trocas de bola na frente de ataque. Valeu aos dragões o facto de Borja ter sido expulso logo aos 34 minutos, porque, a continuar o jogo como estava, adivinhava-se um cenário muito desfavorável.

Árbitro

Noite complicada para Artur Soares Dias, que começou desde logo com a expulsão de Borja. Primeiro, mostrou-lhe o cartão amarelo, e depois recorreu ao VAR para mostrar o vermelho, num lance que oferece algumas dúvidas, uma vez que Moussa Marega não seguia na direção da baliza. Mais adiante, o avançado maliano viria a pedir grande penalidade por duas vezes, tendo o juiz ignorado (e bem) em ambos os casos.

Leia Também: Alegria de um lado, desilusão do outro: As melhores imagens do Dragão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

João Félix reage à renovação de Hugo Félix com o Benfica: "É continuar"

Benfica

João Félix reage à renovação de Hugo Félix com o Benfica: "É continuar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas