A Superliga Europeia foi lançada no domingo, mas desde esse dia que tem gerado críticas um pouco por toda a Europa, desde jogadores e clubes, passando até por Governos.
A decisão caiu que nem uma 'bomba' no futebol europeu, e esta terça-feira o jornal espanhol El Mundo revelou as 72 horas frenéticas que antecederam o lançamento da prova.
"Na passada quinta-feira, tocou o telefone de um dos 12 dirigentes que colocou a sua equipa no projeto da Superliga. 'Tens de assinar hoje' disseram-lhe. 'Porquê tanta pressa?', questionou. Do outro lado do auricular, uma voz firme: 'Tem de ser público antes de segunda-feira porque eles continuam a rir-se de nós", revela o jornal espanhol. De acordo com o El Mundo, o 'eles' refere-se à UEFA e a Aleksander Ceferin, presidente do organismo que regula o futebol europeu.
O diário espanhol vai ainda mais longe ao escrever que Florentino Pérez (Real Madrid), Ed Woodward (Manchester United) e Andrea Angelli (Juventus) perderam a paciência quando descobriram que a UEFA ia apresentar o novo modelo da Liga dos Campeões na segunda-feira.
"Nas 72 horas frenéticas, os envolvidos também se asseguraram que a JP Morgan confirmara publicamente o financiamento do projeto e as mensagens de WhatsApp foram em vários sentidos, todos com intenção de que ninguém abandonasse o barco", conta também o jornal espanhol.
No domingo, 18 de abril, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.
A competição vai ser disputada por 20 clubes, 15 dos quais fundadores - apesar de só terem sido revelados 12 - e outros cinco, qualificados anualmente.
A UEFA anunciou que vai excluir todos os clubes que integrem a Superliga, assegurando contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.
Leia Também: Superliga Europeia? Pirlo diz que foco da Juventus está... na Champions