O Sporting pode ter dado, este domingo, um importante passo rumo à conquista do título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2002, graças ao triunfo ‘suado’ conquistado na visita ao Sporting de Braga, por 1-0.
Em desvantagem numérica desde os 18 minutos de jogo, fruto da expulsão madrugadora de Gonçalo Inácio, os leões aguentaram o forte e ‘mataram’ o jogo à beira do apito final, por intermédio de Matheus Nunes.
O cartão tudo mudou
O Sporting entrou em campo sabendo que estava ‘obrigado’ a vencer para evitar que a vantagem sobre os mais diretos rivais ‘emagrecesse’ ainda mais, e o Sporting de Braga explorou essa mesma vertente, entregando a iniciativa de jogo ao adversário.
Os leões tiveram mais bola, mas foram os arsenalistas que se mostraram mais enérgicos na frente, principalmente quando procuravam explorar o espaço deixado em aberto entre Pedro Porro e Gonçalo Inácio.
Foi assim que os minhotos conquistaram o momento que acabaria por mudar o jogo. Primeiro Gaitán, e depois Galeno, obrigaram a Gonçalo Inácio a recorrer à falta, e Artur Soares Dias não hesitou em mostrar-lhe dois cartões amarelos e um vermelho no espaço de oito minutos.
Daí em diante, o Sporting de Braga instalou-se no meio-campo ofensivo e de lá não saiu, causando sérios problemas aos leões, que Sebastián Coates e Antonio Adán foram resolvendo com maior ou menor dificuldade.
Sem Gonçalo Inácio, Rúben Amorim colocou Nuno Mendes no centro da defesa e fez recuar Nuno Santos a lateral-esquerda, deixando o ataque entregue a Pedro Gonçalves e Paulinho, que tentaram lutar contra a maré, mas sem sucesso.
Adán segurou, Matheus Nunes matou
O segundo tempo trouxe um jogo de sentido único, com o Sporting de Braga ‘acampado’ no último terço do terreno, e o Sporting a procurar ‘salvar-se’ das mais variadas investidas e a bater na frente, em busca de um qualquer ‘milagre’ que garantisse a vitória.
Foi então que Antonio Adán ‘roubou’ para si todos os holofotes, e, com uma mão cheia de grandes defesas, foi mantendo o nulo no marcador, para desespero, sobretudo, de Galeno, que foi sempre o elemento mais inconformado dos arsenalistas.
Quem não marca arrisca-se a sofrer… e assim aconteceu com o Sporting de Braga. Na única real oportunidade de golo de que dispôs, o Sporting ‘matou’ o jogo a menos de dez minutos para o apito final, graças a um golo do ‘talismã’ Matheus Nunes.
Com este triunfo, o líder Sporting passa a somar 73 pontos, mais sete do que o FC Porto, que se desloca, na segunda-feira, ao terreno do Moreirense. Já o Sporting de Braga, é quarto classificado, com 58 pontos, e falha a ultrapassagem ao Benfica.
Momento do jogo: O Sporting aguentou, aguentou, aguentou, e, já à beira do apito final, na única oportunidade de que dispôs na segunda parte, selou a vitória graças a um golo com a assinatura de Matheus Nunes.
Acompanhamento
90' - Apito final na Pedreira. O Sporting bate o Sporting de Braga graças ao golo tardio de Matheus Nunes.
81' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Lançado por Pedro Porro, Matheus Nunes 'disparou' para o fundo das redes à guarda de Matheus.
79' - Mais duas substituições no Sporting de Braga. Saem Sequeira e Ricardo Horta, entram Cristián Borja e Lucas Piazón.
78' - Outro cartão amarelo. Desta feita, para André Horta, por falta sobre Pedro Porro.
77' - Artur Soares Dias exibe o cartão amarelo a Tiago Tomás. O jovem avançado acertou com o cotovelo na face de Sequeira.
75' - 'Cheirou' a golo em Braga! Assistido por André Horta, Abel Ruiz atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Adán.
67' - Responde Carlos Carvalhal. Saem Castro e Gaitán, entram Al Musrati e André Horta.
65' - Rúben Amorim volta a mexer. Saem Pedro Gonçalves e João Mário, entram Tiago Tomás e Matheus Reis.
64' - Cartão amarelo para Nico Gaitán. Artur Soares Dias entende que o argentino 'mergulhou' após lance com João Palhinha.
62' - Que defesa 'monstruosa' de Adán! O guarda-redes do Sporting esticou-se e disse 'não' ao cabeceamento de Galeno.
As imagens do lance que motivou as críticas do Sporting
60' - Polémica na grande área do Sporting de Braga! Sebastián Coates cai após lance dividido com Raúl Silva e os leões pedem penálti, mas Artur Soares Dias nada assinala.
46' - Arranca a segunda parte na Pedreira. Rúben Amorim promove uma dupla alteração e lança Luís Neto e Matheus Nunes para o lugar de Nuno Santos e Paulinho.
45' - Artur Soares Dias apita para o intervalo. Sporting de Braga e Sporting recolhem aos balneários a 'zeros'.
39' - Adán volta a 'salvar' o Sporting. Galeno, em posição privilegiada, atirou para uma defesa atenta do espanhol.
38' - Adán mantém o nulo! Fransérgio, com um cabeceamento perigoso, obrigou o guarda-redes do Sporting a aplicar-se e a desviar para canto.
36' - Artur Soares Dias vai ao banco do Sporting pedir calma. Os leões pediram o cartão amarelo para Galeno por falta sobre Pedro Porro, mas o árbitro nada assinalou.
Não perca as imagens do lance que levou à expulsão de Gonçalo Inácio
18' - Artur Soares Dias exibe o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho a Gonçalo Inácio! O jovem central travou Galeno em falta e deixou os leões reduzidos a dez unidades numa fase muito precoce do jogo.
17' - Mais um cartão amarelo. É para Fransérgio, por falta dura sobre João Palhinha.
15' - Responde o Sporting de Braga! Abel Ruiz surgiu isolado diante de Adán, mas, quando tentava fintar o guarda-redes, adiantou a bola em demasia. O avançado ainda ensaiou o remate, mas saiu muito por cima.
14' - Mais uma oportunidade para o Sporting! Após canto cobrado a partir do lado direito do ataque, Paulinho desviou de cabeça para o segundo poste, onde apareceu Pedro Gonçalves, que por pouco não chegou a tempo para desviar para o golo.
13' - Eis o primeiro 'cheiro' a golo do jogo! Após cruzamento rasteiro de Nuno Mendes, Raúl Silva desviou... e a bola quase entrava na própria baliza.
10' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Gonçalo Inácio, que, após perder a bola para Gaitán em zona perigosa, teve que recorrer à falta para evitar males maiores.
0' - Artur Soares Dias faz soar o apito inicial. Já se joga o Sporting de Braga-Sporting.
Onzes
Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Raúl Silva, Sequeira, Galeno; Fransérgio, Castro; Ricardo Horta, Gaitán e Abel Ruiz.
Sporting: Adán; Pedro Porro, Feddal, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho.
Antevisão
Sporting de Braga e Sporting medem, este domingo, forças na Pedreira, naquele que é o mais aguardado encontro da 29.ª jornada da I Liga, e que poderá revelar-se fundamental para o desfecho das contas da presente temporada.
Os leões chegam ao Minho na liderança isolada do campeonato português, com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto (que irá visitar o Moreirense), o que significa que, em caso de derrota, correm sérios riscos de terminarem esta ronda com vantagem mínima sobre os mais diretos adversários.
Já os arsenalistas, ainda alimentam a esperança de 'roubar' o terceiro lugar ao Benfica (que tem jogo marcado com o Santa Clara) e garantir o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, além de que, perdendo, ficam matematicamente afastados da luta pelo título, tal como Rúben Amorim frisou na véspera.
O Sporting de Braga-Sporting será ajuizado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sp. Braga-Sporting: Candidatura leonina colocada à prova na Pedreira