Sporting passa no vermelho e 'destrói' a Pedreira no final

Matheus Nunes saltou do banco para garantir três preciosos pontos aos leões em Braga.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
25/04/2021 21:50 ‧ 25/04/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting pode ter dado, este domingo, um importante passo rumo à conquista do título de campeão nacional, que lhe escapa já desde 2002, graças ao triunfo ‘suado’ conquistado na visita ao Sporting de Braga, por 1-0.

Em desvantagem numérica desde os 18 minutos de jogo, fruto da expulsão madrugadora de Gonçalo Inácio, os leões aguentaram o forte e ‘mataram’ o jogo à beira do apito final, por intermédio de Matheus Nunes.

O cartão tudo mudou

O Sporting entrou em campo sabendo que estava ‘obrigado’ a vencer para evitar que a vantagem sobre os mais diretos rivais ‘emagrecesse’ ainda mais, e o Sporting de Braga explorou essa mesma vertente, entregando a iniciativa de jogo ao adversário.

Os leões tiveram mais bola, mas foram os arsenalistas que se mostraram mais enérgicos na frente, principalmente quando procuravam explorar o espaço deixado em aberto entre Pedro Porro e Gonçalo Inácio.

Foi assim que os minhotos conquistaram o momento que acabaria por mudar o jogo. Primeiro Gaitán, e depois Galeno, obrigaram a Gonçalo Inácio a recorrer à falta, e Artur Soares Dias não hesitou em mostrar-lhe dois cartões amarelos e um vermelho no espaço de oito minutos.

Daí em diante, o Sporting de Braga instalou-se no meio-campo ofensivo e de lá não saiu, causando sérios problemas aos leões, que Sebastián Coates e Antonio Adán foram resolvendo com maior ou menor dificuldade.

Sem Gonçalo Inácio, Rúben Amorim colocou Nuno Mendes no centro da defesa e fez recuar Nuno Santos a lateral-esquerda, deixando o ataque entregue a Pedro Gonçalves e Paulinho, que tentaram lutar contra a maré, mas sem sucesso.

Adán segurou, Matheus Nunes matou

O segundo tempo trouxe um jogo de sentido único, com o Sporting de Braga ‘acampado’ no último terço do terreno, e o Sporting a procurar ‘salvar-se’ das mais variadas investidas e a bater na frente, em busca de um qualquer ‘milagre’ que garantisse a vitória.

Foi então que Antonio Adán ‘roubou’ para si todos os holofotes, e, com uma mão cheia de grandes defesas, foi mantendo o nulo no marcador, para desespero, sobretudo, de Galeno, que foi sempre o elemento mais inconformado dos arsenalistas.

Quem não marca arrisca-se a sofrer… e assim aconteceu com o Sporting de Braga. Na única real oportunidade de golo de que dispôs, o Sporting ‘matou’ o jogo a menos de dez minutos para o apito final, graças a um golo do ‘talismã’ Matheus Nunes.

Com este triunfo, o líder Sporting passa a somar 73 pontos, mais sete do que o FC Porto, que se desloca, na segunda-feira, ao terreno do Moreirense. Já o Sporting de Braga, é quarto classificado, com 58 pontos, e falha a ultrapassagem ao Benfica.

Momento do jogo: O Sporting aguentou, aguentou, aguentou, e, já à beira do apito final, na única oportunidade de que dispôs na segunda parte, selou a vitória graças a um golo com a assinatura de Matheus Nunes.

Acompanhamento

90' - Apito final na Pedreira. O Sporting bate o Sporting de Braga graças ao golo tardio de Matheus Nunes.

81' - GOOOOOOOLOOOOOOO do Sporting! Lançado por Pedro Porro, Matheus Nunes 'disparou' para o fundo das redes à guarda de Matheus.

79' - Mais duas substituições no Sporting de Braga. Saem Sequeira e Ricardo Horta, entram Cristián Borja e Lucas Piazón.

78' - Outro cartão amarelo. Desta feita, para André Horta, por falta sobre Pedro Porro.

77' - Artur Soares Dias exibe o cartão amarelo a Tiago Tomás. O jovem avançado acertou com o cotovelo na face de Sequeira.

75' - 'Cheirou' a golo em Braga! Assistido por André Horta, Abel Ruiz atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Adán.

67' - Responde Carlos Carvalhal. Saem Castro e Gaitán, entram Al Musrati e André Horta.

65' - Rúben Amorim volta a mexer. Saem Pedro Gonçalves e João Mário, entram Tiago Tomás e Matheus Reis.

64' - Cartão amarelo para Nico Gaitán. Artur Soares Dias entende que o argentino 'mergulhou' após lance com João Palhinha.

62' - Que defesa 'monstruosa' de Adán! O guarda-redes do Sporting esticou-se e disse 'não' ao cabeceamento de Galeno.

As imagens do lance que motivou as críticas do Sporting

60' - Polémica na grande área do Sporting de Braga! Sebastián Coates cai após lance dividido com Raúl Silva e os leões pedem penálti, mas Artur Soares Dias nada assinala.

46' - Arranca a segunda parte na Pedreira. Rúben Amorim promove uma dupla alteração e lança Luís Neto e Matheus Nunes para o lugar de Nuno Santos e Paulinho.

45' - Artur Soares Dias apita para o intervalo. Sporting de Braga e Sporting recolhem aos balneários a 'zeros'.

39' - Adán volta a 'salvar' o Sporting. Galeno, em posição privilegiada, atirou para uma defesa atenta do espanhol.

38' - Adán mantém o nulo! Fransérgio, com um cabeceamento perigoso, obrigou o guarda-redes do Sporting a aplicar-se e a desviar para canto.

36' - Artur Soares Dias vai ao banco do Sporting pedir calma. Os leões pediram o cartão amarelo para Galeno por falta sobre Pedro Porro, mas o árbitro nada assinalou.

Não perca as imagens do lance que levou à expulsão de Gonçalo Inácio

18' - Artur Soares Dias exibe o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho a Gonçalo Inácio! O jovem central travou Galeno em falta e deixou os leões reduzidos a dez unidades numa fase muito precoce do jogo.

17' - Mais um cartão amarelo. É para Fransérgio, por falta dura sobre João Palhinha.

15' - Responde o Sporting de Braga! Abel Ruiz surgiu isolado diante de Adán, mas, quando tentava fintar o guarda-redes, adiantou a bola em demasia. O avançado ainda ensaiou o remate, mas saiu muito por cima.

14' - Mais uma oportunidade para o Sporting! Após canto cobrado a partir do lado direito do ataque, Paulinho desviou de cabeça para o segundo poste, onde apareceu Pedro Gonçalves, que por pouco não chegou a tempo para desviar para o golo.

13' - Eis o primeiro 'cheiro' a golo do jogo! Após cruzamento rasteiro de Nuno Mendes, Raúl Silva desviou... e a bola quase entrava na própria baliza.

10' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Gonçalo Inácio, que, após perder a bola para Gaitán em zona perigosa, teve que recorrer à falta para evitar males maiores.

0' - Artur Soares Dias faz soar o apito inicial. Já se joga o Sporting de Braga-Sporting.

Onzes

Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Tormena, Raúl Silva, Sequeira, Galeno; Fransérgio, Castro; Ricardo Horta, Gaitán e Abel Ruiz.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Feddal, Coates, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Paulinho.

Antevisão

Sporting de Braga e Sporting medem, este domingo, forças na Pedreira, naquele que é o mais aguardado encontro da 29.ª jornada da I Liga, e que poderá revelar-se fundamental para o desfecho das contas da presente temporada.

Os leões chegam ao Minho na liderança isolada do campeonato português, com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto (que irá visitar o Moreirense), o que significa que, em caso de derrota, correm sérios riscos de terminarem esta ronda com vantagem mínima sobre os mais diretos adversários.

Já os arsenalistas, ainda alimentam a esperança de 'roubar' o terceiro lugar ao Benfica (que tem jogo marcado com o Santa Clara) e garantir o apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, além de que, perdendo, ficam matematicamente afastados da luta pelo título, tal como Rúben Amorim frisou na véspera.

O Sporting de Braga-Sporting será ajuizado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Sporting: Candidatura leonina colocada à prova na Pedreira

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Óbito

Roberto Martínez de luto. Morreu o pai do selecionador nacional

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas