Falta menos de uma semana para o tão aguardado arranque do Campeonato da Europa, e o 'comboio' do Desporto ao Minuto passa, esta segunda-feira, pela seleção francesa, que se apresenta como uma das principais favoritas a levantar o troféu.
O conjunto orientado por Didier Deschamps, é preciso não esquecer, é campeão do mundo em título. E só não conquistou também a Europa por culpa de... Éder, que marcou, já no prolongamento, o golo que permitiu a Portugal 'gelar' Paris, em 2016.
Para aqui, chegarem, os gauleses levaram a cabo uma autêntica 'limpeza' na fase de qualificação, tendo somado oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com um plantel capaz de fazer inveja até aos clubes mais ricos do planeta.
Como se não bastasse, Didier Deschamps ainda promoveu o regresso de Karim Benzema, que se afigura como o grande 'bombardeiro' francês para um equilibrado Grupo F, onde também moram as seleções de Portugal, Alemanha e Hungria.
A figura
Não há como escapar. Kylian Mbappé pode ter apenas 22 anos, mas continua a afigurar-se como o mais forte candidato a suceder a Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no 'trono' do futebol mundial, e promete ser a grande ameaça francesa no Campeonato da Europa.
O joker
Quase seis anos depois do caso de extorsão a Mathieu Valbuena, Karim Benzema está de volta à seleção francesa. Aos 33 anos, o goleador do Real Madrid promete fazer tudo para brilhar naquele que poderá ser o último Europeu da já 'recheada' carreira.
Sistema tático
A única coisa de que Didier Deschamps se pode queixar é de exagero de escolhas. O selecionador francês tem apostado, maioritariamente, num 4x4x2, com Kylian Mbappé a surgir no apoio a Olivier Giroud na frente de ataque. No entanto, o avançado do Chelsea corre sérios riscos de ser ultrapassado pelo regressado Benzema...
Convocados
Guarda-redes: Hugo Lloris (Tottenham), Mike Maignam (Lille) e Steve Mandanda (Marseille);
Defesas: Lucas Digne (Everton), Benjamin Pavard (Bayern Munique), Lucas Hernández (Bayern Munique), Léo Dubois (Lyon), Clemént Lenglet (Barcelona), Presnel Kimpembe (PSG), Jules Kounde (Sevilla), Raphael Varane (Real Madrid) e Kurt Zouma (Chelsea);
Médios: N'Golo Kanté (Chelsea), Paul Pogba (Manchester United), Adrien Rabiot (Juventus), Thomas Lemar (Atlético de Madrid), Moussa Sissoko (Tottenham) e Corentin Tolisso (Bayern de Munique);
Avançados: Ben Yedder (Monaco), Karim Benzema (Real Madrid), Kingsley Coman (Bayern Munique), Ousmane Dembélé (Barcelona), Olivier Giroud (Chelsea), Antoine Griezmann (Barcelona), Marcus Thuram (Borussia Monchengladbach) e Kylian Mbappé (PSG).