"O Benfica tem uma vontade muito forte de passar esta pré-eliminatória"

Jorge Jesus prometeu uma equipa com "muita ambição e confiança" diante do Spartak Moscovo.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
03/08/2021 15:33 ‧ 03/08/2021 por Notícias ao Minuto

Desporto

Jorge Jesus

Jorge Jesus anteviu, esta terça-feira, numa conferência de imprensa onde se sentou ao lado de João Mário, a partida com o Spartak Moscovo. O treinador do Benfica assumiu o desejo de chegar à Liga dos Campeões e abordou, ainda, a demissão de Luís Filipe Vieira e a rivalidade com Rui Vitória.

Jorge Jesus

Jogo da Luz terá adeptos: Claro que aquilo que mais ambicionamos é ter espectadores no estádio. O Benfica tem uma massa adepta especial, muito calorosa, e estamos desejosos de os ver no estádio a ajudar-nos a ganhar. É a isso que estamos habituados.

Carreira de Rui Vitória com mais sucesso: O Rui Vitória tem tido sucesso no clube onde eu tive. Teve também algum sucesso fora de Portugal. Espero, do fundo do coração, que tenha sucesso no Spartak e que seja campeão. Que ganhe todas as competições que possa haver na Rússia.

Gonçalo Ramos titular: O Yaremchuk ainda não faz parte da equipa. Procurámos um jogador com caraterísticas diferentes dos avançados que temos. Vamos contar com os jogadores que fizeram a pré-época. O Gonçalo, na pré-época, foi mais utilizado. É um menino que está a crescer muito. O Gonçalo e o Haris [Seferovic] estão mais adaptados à equipa, pelo que as minhas opções, como é natural, estarão ligadas aos jogadores que já conhecem a equipa.

Discurso inflamado com Rui Vitória: Já passaram seis anos. Quem se vai defrontar aqui são duas equipas, não são dois treinadores. Portanto, tenho o maior respeito pelos Spartak Moscovo como rival, assim como a sua equipa técnica. É uma equipa técnica portuguesa, que, tal como eu, andou por fora do país, e que espero que tenha o maior dos êxitos aqui na Rússia a partir dos dois jogos que vamos ter. A partir daí, que seja muito feliz.

Rui Vitória conhece bem o Benfica: Isso tem vantagens, como é óbvio, mas hoje, com a facilidade que temos em adquirir os jogos dos adversários, conseguimos adquirir um conhecimento que nos permite passar o que entendemos como estratégia para o jogo. No ano passado, tinha quatro ou cinco semanas de trabalho, agora tenho um ano e cinco semanas, é uma diferença muito grande em relação ao primeiro jogo do ano passado.

Saída de Luís Filipe Vieira: Foi uma surpresa para nós. Não que tenha influenciado alguma coisa na nossa forma de trabalhar ou no dia. A estrutura está bem montada. Na altura, pelo presidente, pelo vice-presidente e pelo treinador. Agora, será pelo atual presidente e o treinador. Partilhávamos os três as ideias diariamente e sabíamos perfeitamente qual era o caminho. Esse caminho, agora, está com a equipa. Não nos tem faltado nada. O caminho estava aberto. Neste momento, a única coisa que nos falta é ganhar amanhã.

Golos fora já não contam mais: Para mim, muda pouco. Quando jogávamos fora, havia sempre a 'obrigação' de fazer o golo, mas, no fundo, vai dar ao mesmo, porque para ganhar é preciso fazer golos. Esse princípio vai ser sempre golo, porque a ambição é vencer.

Jogar com três ou quatro centrais: Na pré-época, praticamente não trabalhámos com uma estrutura de três. Todo o conhecimento que a equipa tem é do ano passado, quando jogou numa estrutura de três, pelo que é importante manter a estrutura da pré-época.

Jogo para tirar as dúvidas quanto ao plantel: Tivemos uma pré-época com jogos sem esta responsabilidade. O nosso crescimentos será jogo após jogo. Este será o primeiro jogo 'a sério'. Queremos estar a um nível alto em função do que fizemos na pré-época. Temos muita confiança na equipa que temos, no trabalho que estamos a desenvolver. Temos capacidade para praticar um jogo ao nível do tempo que o Benfica tem de treino e de jogo nestas cinco semanas.

O que esperar do Benfica e do Spartak: Pode esperar-se da equipa do Benfica muita ambição, confiança e uma vontade muito forte de passar esta pré-eliminatória. É um adversário que tem as suas ambições, mas isso cabe aos responsáveis da equipa do Spartak.

João Mário

Rui Vitória diz que o Benfica está sob pressão: A questão do favoritismo é muito simples, temos que demonstrá-lo dentro de campo. Percebo as palavras do treinador do Spartak. Conhecemos a pressão que existe no Benfica, não a vamos esconder. Este clube merece e quer estar na Liga dos Campeões, o que só por si já é uma pressão. O grupo é muito experiente, temos vários jogadores como Otamendi, Vertonghen ou Pizzi, que têm muita experiência, o que dá tranquilidade à equipa. Queremos fazer um bom jogo amanhã. Numa eliminatória Champions, com duas equipas de qualidade, é 50/50 e cabe-nos demonstrar que queremos mais estar na Champions do que o Spartak.

O que pode acrescentar ao Benfica: É de conhecimento geral o meu passado. Toda a gente sabe que representei o Sporting muitos anos e conhece a minha história em Portugal. Assinei um contrato longo com o Benfica, espero tornar-me uma referência neste clube. Estou muito orgulhoso pela aposta que o clube fez em mim. Agora, cabe-me trabalhar e corresponder às expetativas. O mister conhece-me bem. Cabe-me estar preparado para todos os desafios. Sei a exigência que há num clube como o Benfica.

Abordagem ao jogo: Acima de tudo, o facto de ter acabado a questão dos golos fora faz com que queiramos ganhar o jogo. Não nos preocupamos tanto em marcar. Conhecemos bem o adversário, preparámo-nos bem e a equipa está em crescimento. Temos que encarar esta eliminatória como sendo a primeira parte do jogo, e vencer.

Nervoso miudinho na Europa: A ansiedade faz parte, mas, com a idade, aprender a lidar da melhor maneira. Já tenho alguma experiência, já joguei nalguns países. Foram sempre experiências enriquecedoras, por isso consigo lidar melhor com a pressão. Para mim, já não é um problema.

De regresso a Moscovo: A expetativa é enorme. Queremos muito entrar bem no primeiro jogo oficial. Conhecemos bem o adversário, preparámo-nos muito bem na pré-época. Para mim, é um prazer voltar à Rússia, onde fui muito feliz. Gostei muito da minha estadia cá, mas agora importa é começar com o pé direito no meu primeiro jogo oficial pelo Benfica.

Antevisão

O Benfica dá, esta quarta-feira, o 'tiro de partida' para a temporada 2021/22, com a visita ao Spartak Moscovo, equipa orientada pelo treinador português Rui Vitória.

Antes disso, esta terça-feira, Jorge Jesus e um jogador irão passar pela sala de imprensa da Otkrytie Arena, na Rússia, onde irão fazer a habitual antevisão ao encontro da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 15h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa dos encarnados.

Leia Também: Benfica inicia corrida aos milhões na Rússia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

É oficial: Thomas Tuchel (com Hilário) inicia funções na seleção inglesa

Inglaterra

É oficial: Thomas Tuchel (com Hilário) inicia funções na seleção inglesa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1640
2FC Porto1640
3Benfica1638
4Santa Clara1630
5Sp. Braga1628
6Vitória SC1624
7Casa Pia1623
8Moreirense1621
9Famalicão1619
10Rio Ave1619
11Gil Vicente1618
12Estrela1616
13Estoril1615
14AVS1614
15C.D. Nacional1613
16Farense1613
17Boavista1612
18Arouca1612
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lancia Delta conduzido por Carlos Sainz encontra-se à venda

WRC

Lancia Delta conduzido por Carlos Sainz encontra-se à venda

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas