A seleção nacional vai defrontar, esta quarta-feira, a República da Irlanda, em jogo referente à fase de qualificação para o Mundial'2022. Depois da desilusão protagonizada no Euro'2020, a equipa das quinas tenta dar uma resposta cabal no Algarve.
Do outro lado está uma República da Irlanda capaz de criar problemas, tal como Fernando Santos sublinhou em conferência de imprensa.
O apito inicial da partida está agendado para as 19h45 desta quarta-feira.
Fernando Santos em discurso direto
Estar ao melhor nível: "Amanhã teremos um jogo forte, com equipa maioritariamente formada por jogadores que jogam no campeonato inglês ou fora da Irlanda. Não é uma equipa com jogadores desconhecidos. São competentes. São jogadores com competência. Analisámos os vários jogos que fizeram nos últimos tempos, principalmente com a Sérvia e Hungria. Foram dois jogos muito fortes e intensos por parte da Irlanda. Deu muito trabalho à Sérvia e o resultado poderia ter sido outro. Com a Hungria teve boas oportunidades para marcar. Não é uma equipa que recolhe só em ação defensiva. Os dois avançados ficam numa fase de poder sair no contragolpe. Jogam mais numa linha de cinco e com três no meio-campo. Conhecemos o padrão típico destas equipas britânicas, sendo que o jogo nunca termina. Os jogadores estão sempre muito ativos e vivos, tentam chegar primeiro e rápido. O treinador quer que a equipe tente sair a jogar mais de trás, saindo em posse, tentando modificar a equipa. Isso não quer dizer que se perca a matriz própria da equipa. Quando não se consegue sair, há que procurar o ataque rápido. Chegam sempre com 2,3 ou 4 homens à área adversaria. Compete-nos desmanchar essa organização da Irlanda. Às vezes parecem favas contadas e os jogos vão até ao fim… Hoje não é fácil ganhar a ninguém. Temos de estar no nosso melhor nível. Mesmo que a Irlanda esteja no seu melhor nível…"
Stephen Kenny em discurso direto
Irlanda não vai defender apenas: "ão podemos limitar-nos a defender durante os 90 minutos, não é assim que trabalhamos, nem são essas as nossas intenções. Temos de atacar. Portugal tem demasiada qualidade e não vai ficar parado durante 90 minutos. Acredito na nossa capacidade ofensiva."
Elogios a Portugal: "Vimos Portugal no Euro, especialmente nos jogos espetaculares contra Alemanha e França. Creio que foram infelizes em perder o jogo com a Bélgica, pois jogaram muito bem na segunda metade. É uma equipa muito forte, independentemente do que aconteceu no Euro. Estudámos bem a seleção portuguesa, mas queremos focar-nos em nós e conseguir um bom desempenho."
Últimos resultados
Portugal: DEDVV
República da Irlanda: EVEDD
Últimos onzes
Portugal: Rui Patrício; Dalot, Pepe, Rúben Dias, Guerreiro; João Palhinha, Moutinho, Renato Sanches; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
República da Irlanda: Banzunu; Doherty, O'Shea, Egan, McClean; Cullen, Hourihane; Duffy, Parrott, Knight; Idah.
Ausentes
Portugal: Pote (dispensado)
República da Irlanda: