Santa Clara e Benfica defrontam-se, neste sábado, a partir das 18h00, para a 5.ª jornada da I Liga.
Nesta sexta-feira, Jorge Jesus fez a antevisão à partida e realçou que este encontro devia ter sido adiado, por força dos compromissos das seleções e da chegada tardia de alguns jogadores da qualificação sul-americana para o Mundial'2022.
Desafio de importância suplementar por haver um Clássico entre Sporting e FC Porto nesta ronda? Nós sabemos que isso é um facto e que os rivais diretos jogam entre eles, mas nós também temos um jogo difícil. O que importa pensar nos rivais. Temos é de vencer o Santa Clara. Para atingirmos os nossos objetivos temos de ganhar os nossos jogos.
Qual dos três 'grandes' se reforçou melhor? É subjetivo dizer quem está melhor ou quem está pior. O melhor é ganha, por isso saberemos no final do campeonato quem se reforçou melhor.
Situação de Gedson: Nós acreditamos que o Gedson pode crescer no Benfica. Ele pode jogar numa posição que é ocupada pelo João Mário e o Taarabt, e pode realmente vir a ter as suas oportunidades. Ele sabe que vai crescer aqui, mesmo, se calhar, não tendo as oportunidades de jogar como teria no Galatasaray, o clube que o pretendia.
O central que não chegou à Luz: Muito se falou do David Luiz. Como não chegou, não viria mais nenhum jogador. Era esta a situação que estava em cima da mesa.
O que Lázaro pode acrescentar à equipa? O Lázaro tem uma vantagem. Tanto faz a posição de lateral esquerdo, como lateral direito. Traz-nos muitas garantias e um jogador de enorme valor. Tanto pode atuar num sistema de quatro defesas e melhor ainda num sistema de 3-4-3.
Indefinição no onze por força do estado físico de Veríssimo e Otamendi: Eu só vou saber o estado físico dos dois jogadores quando eles chegarem. Enquanto o Veríssimo não pode estar em Kiev, o Otamendi já pode. O André Almeida podia ser opção se tivesse treinado regularmente nestas últimas semanas, o que não sucedeu. Ele nem vai estar na convocatória. Já tenho 90% da ideia de como vai ser o onze...
Em Espanha houve dois jogos adiados da La Liga, da jornada deste fim de semana, por força dos compromissos das seleções. Devia ter acontecido o mesmo em Portugal? O jogo do Benfica deveria ter sido adiado? Não tenho dúvidas nenhumas. Falei com a estrutura nesse sentido, face a todo o cenário dos jogadores que estão nas seleções. É uma defesa do futebol português. A FPF devia estar atenta a isto, mas como isso não sucedeu temos de ir aos Açores.
Maior embalo do que os rivais? Não. Temos uma maior vantagem do ponto de vista dos resultados. Passámos os obstáculos, de resto não vejo mais nenhuma vantagem comparativamente aos rivais.
Ficou satisfeito com o mercado. Tem os jogadores necessários para atacar os objetivos do Benfica? Fechou aquilo que todos os treinadores querem. Hoje as equipas estão mais estabilizadas. Estou satisfeito com o plantel que tenho, aliás já estava mesmo sem a vinda de um ou dois jogadores. Agora, ainda mais satisfeito estou. Temos um plantel para fazer face a jogos de três em três dias.
Análise ao adversário: O Santa Clara é uma equipa que fez um excelente campeoanto no ano passado e que este ano começou muito bem, com uma boa digressão europeia. É uma boa equipa técnica e taticamente, portanto sabemos que vai ser um jogo difícil, mas preparámo-nos muito bem nestas últimas semanas para este desafio e queremos trazer os três pontos dos Açores.
Interregno de duas semanas para os compromissos das seleções. Veríssimo e Otamendi vão a jogo? São dois jogadores que clinicamente estão aptos e têm viagem marcada para os Açores, apesar de terem jogado ontem [quinta-feira].
Leia Também: Álvaro Pacheco espera jogo "intenso e equilibrado" frente ao Gil Vicente