Sporting sofre mas salta para a liderança (partilhada) à boleia de Coates
El Patrón marcou o único golo do encontro, algo que já se tornou habitual nas vitórias dos leões. Deslize do Benfica permite chegar à liderança partilhada com o FC Porto.
© Getty Images
Desporto I Liga
O Sporting sofreu mas derrotou, este sábado, o Vitória SC (1-0), em jogo da 10.ª jornada da I Liga. Depois do rival Benfica ter perdido pontos na deslocação ao reduto do Estoril, os leões aproveitaram para saltar para a liderança... partilhada. O Sporting soma agora 26 pontos, os mesmos do também rival FC Porto.
Sebastián Coates (quem mais?) foi o autor do único golo aos 31 minutos, na sequência de um pontapé de canto. O capitão uruguaio voltou, assim, a decidir e a resolver mais um jogo complicado para os leões.
Filme do jogo
A primeira parte começou com um claro equilíbrio. O Sporting tentou entrar forte, mas deparou-se com um Vitória SC compacto e de olhos postos na baliza de Adán. Pote podia ter desfeito o nulo logo aos cinco minutos, mas Handel respondeu aos 12' com um grande remate que só um voo de Adán impediu que desse em golo.
Os leões souberam reorganizar-se e tomaram o controlo total do jogo pouco depois. Pote meteu a bola no fundo da baliza aos 27 minutos, mas Sarabia, que assistiu, estava em fora de jogo e o golo acabou anulado. Passados três minutos apareceu Coates e, desta vez, valeu mesmo. Canto de Sarabia e o capitão uruguaio foi ao segundo andar abrir as contas em Alvalade, numa imagem que já se tornou habitual.
O Vitória SC tentou ir atrás do prejuízo, mas era o Sporting quem provava ser sempre mais perigoso. Sarabia marcou, mas foi novamente apanhado em fora de jogo, isto ainda antes do intervalo.
A vantagem leonina ao fim dos primeiros 45 minutos era mais do que justa.
Na segunda parte o Sporting foi desperdiçando algumas oportunidades de golo e o Vitória SC foi ganhando... confiança. Pepa foi mexendo na equipa e a entrada de Ricardo Quaresma e companhia elevou o nível exibicional dos conquistadores com a possibilidade de um empate sempre à espreita.
Os leões, por seu turno, acusavam a pressão e baixaram as linhas para não deixar espaços na defesa. Rúben Amorim também ia refrescando a equipa, mas a entrada de Ugarte para o lugar de Pote não deixava dúvidas: a vitória pela margem mínima era para agarrar com unhas e dentes.
O Vitória SC dominava nos últimos 15 minutos, tinha mais bola e causava muito perigo sempre que entrava no último terço. No entanto, o Sporting também parecia confortável e sem receio de estar em constante momento defensivo.
O relógio andava, não parava e o golo do Vitória... não chegava. O apito final, esse sim, apareceu e o Sporting confirmava mais um triunfo pela margem mínima e que vale um importante acesso ao primeiro lugar do campeonato, onde também está o rival FC Porto com os mesmos 26 pontos.
Momento do jogo: O golo de Coates deixou o Sporting tranquilo e seguro no jogo. A partir daí tudo ficou mais fácil para os comandados de Rúben Amorim que, mais uma vez, revelaram muita coesão na hora de defender.
Relato em direto
90'+4- Apito final em Alvalade! O Sporting sofre mas derrota o Vitória SC (1-0) e sobe à liderança partilhada da I Liga!
90'- Vão jogar-se mais quatro minutos.
87'- Cartão amarelo para Feddal (Sporting).
79'- Substituição no Sporting: Sai Pote, entra Ugarte.
77'- Adán! Estupiñán quase fazia o empate! O Vitória SC está muito perigoso.
75'- Ultima alteração no Vitória SC: Sai João Ferreira, entra Sacko.
73'- Livre direto de Quaresma sem perigo para Adán.
71'- Paulinho!! Quase a ampliar a vantagem! Cruzamento fantásico de Nuno Santos, mas o remate de cabeça de Paulinho sai ligeiramente ao lado da baliza de Varela!
70'- Primeira alteração no Sporting: Entra Nuno Santos para o lugar de Sarabia.
69'- Edwards a lançar o pânico na grande área do Sporting! O extremo inglês fintou vários jogadores antes de André Almeida atirar por cima da barra! O empate esteve à vista!
67'- Nova dupla substituição no Vitória SC: Saem André André e Rochinha, entram Janvier e Quaresma.
66'- Pedro Porro e Pote estão deitados no relvado com queixas físicas.
63'- Matheus Reis cai na grande área, mas o árbitro Rui Costa diz que não há falta de João Ferreira! Na sequência do lance, Paulinho rematou para defesa de Bruno Varela.
57'- Dupla alteração no Vitória SC: Saem Bruno Duarte e Tiago Sila, entram Estupiñán e André Almeida.
53'- Agarra Varela! Cruzamento rasteiro de Porro, mas o guardião do Vitória SC foi ao solo resolver o assunto!
46'- Que perdida de Matheus Nunes! O internacional português tinha tudo para marcar, mas atira ao lado!
46'- Arranca a segunda parte!
INTERVALO
45'+1- Final da primeira parte! É tempo de intervalo em Alvalade! O Sporting vai vencendo o Vitória SC (1-0) graças ao golo do inevitável Sebástian Coates!
️HISTÓRICO!!! Há 59 anos que um defesa do Sporting não marcava em 3 jogos consecutivos.
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 30, 2021
⏪Defesas leoninos a marcar em +3 jogos:
1960 🇧🇷Lúcio [DC]
1961 🇵🇹Morais [DD]
1962 🇵🇹Morais [DD]
2021 🇺🇾Coates [DC] pic.twitter.com/STFtqeBwRP
45'- Vai jogar-se mais um minuto.
42'- Golo anulado a Sarabia! O avançado espanhol atirou para dentro da baliza, mas estava em fora de jogo. O árbitro assistente levantou a bandeira e o VAR confirmou a decisão.
40'- Coates outra vez! Canto na esquerda novamente batido por Sarabia, mas desta feita o cabeceamento do capitão saiu fraco para as mãos de Bruno Varela.
34'- Bruno Duarte quase empata! Toque mágico de Marcus Edwards e eis que o avançado brasileiro não acertou na baliza à guarda de Adán. Excelente oportunidade...
33'- Cruzamento venenoso de Sarabia, afasta Bruno Varela!
31'- GOOLLOO!! Coates marca de cabeça! Quem mais? Coates! O Sporting está, agora sim, em vantagem (1-0)! Canto na esquerda e o capitão dos leões meteu a bola dentro da baliza, após um pequeno desvio de Paulinho.
Veja aqui o golo anulado a Pote!
28'- Golo anulado pelo VAR. Sarabia, que assistiu para o remate certeiro de Pote, estava em fora de jogo.
27'- GOOLLOO!! Pote quebra o nulo e coloca o Sporting na frente do marcador (1-0)!! Cruzamento de Sarabia e Pote não perdoa!
25'- Cartão amarelo para Borevkovic (Vitória SC).
23'- Cartão amarelo para Tiago Silva (Vitória SC).
18'- Afasta Varela! Cruzamento venenoso, mas o guardião português estava atento e defende para canto.
12'- Adán! Que parada! Handel atirou com força e colocado, mas o guardião espanhol voou e negou o golo ao homem do Vitória SC!
11'- Matheus Reis e Mumin estão pegados e recebem um aviso do árbitro Rui Costa.
7'- Encaixa Varela! Remate forte de Porro, mas o guardião do Vitória SC agarra sem problemas.
5'- Que perdida de Pote! Bruno Varela ergue uma muralha e impede o golo do homem do Sporting!
1'- Apito inicial! Já se joga o Sporting-Vitória SC!
_______________________________________________________________________________________________________
0'- Boas notícias para o Sporting. O rival Benfica empatou na casa do Estoril (1-1) e em caso de vitória, os leões saltam para a liderança... partilhada com o FC Porto.
Equipas iniciais
ONZE DO SPORTING: Adán; Feddal, Coates, Inácio; Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Matheus Reis; Pote, Sarabia e Paulinho.
ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; João Ferreira, Borevkovic, Mumin, Hélder Sá; Handel, André André, Tiago Silva; Rochinha, Edwards e Bruno Duarte.
Antevisão
O Sporting recebe, nesta noite de sábado, o Vitória SC em jogo da 10.ª jornada da I Liga. Os leões estão pressionados a vencer depois do triunfo FC Porto (4-1), que também foi a jogo este sábado.
A tarefa dos leões não será, contudo, fácil, uma vez que do outro lado estará um Vitória SC moralizado pelo empate ante o Benfica a meio da semana, em partida referente à Taça da Liga.
O pontapé de saída está agendado para as (tardias) 21h15 e Rui Costa é o árbitro nomeado para estar em Alvalade.
Acompanhe, em direto e ao pormenor, o relato da partida entre Sporting e Vitória SC no Desporto ao Minuto.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com