Benfica e Boavista medem forças esta terça-feira para definir qual deles será o primeiro finalista da Taça da Liga, e que poderá continuar a perseguir o sonho de ser o campeão de inverno em Portugal.
Os encarnados, agora sob orientação de Nélson Veríssimo, que sucedeu ao seis vezes campeão da prova Jorge Jesus, vão tentar regressar à final desta competição, na qual já não marcam presença desde a época 2015/2016, altura em que venceram o Marítimo por 6-2, com Jesus ao leme das águias. De lá para cá o melhor que o clube da Luz fez foi chegar às meias-finais da prova, sendo eliminado por FC Porto (1-3, em 2018/19) e Sporting de Braga (1-2, em 2020/21).
As águias, recordistas em títulos da Taça da Liga com sete troféus, chegam a este jogo desfalcadas dos sul-americanos Otamendi e Darwin Nuñez, convocados para os jogos de Argentina e Uruguai, respetivamente, mas também dos lesionados Lucas Veríssimo, para o centro da defesa, e Seferovic, para o ataque.
Já o Boavista tenta também fazer história na Taça da Liga e, à semelhança do Benfica, regressar a uma final - a última das seis presenças remonta a 1996/97, quando venceu pela quinta vez a Taça de Portugal. Petit não poderá contar com o gambiano Yusupha, o iraniano Alireza Beiranvand, o norte-americano Reggie Cannon e o equatoriano Jackson Porozo, todos nas respetivas seleções.
O encontro entre o Benfica e o Boavista está marcado para o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e tem apito inicial agendado para as 19h45. O árbitro do encontro será o leiriense Fábio Veríssimo.
Treinadores em discurso direto:
Nélson Veríssimo:
Sete conquistas em 14 edições, mas já não ganham a competição desde 2016: Nós sentimos que é mais uma competição em que temos claro o objetivo de a vencer. Vamos defrontar uma equipa competente e bem orientada, e vamos ter uma missão difícil. Sabemos a forma como temos de entrar amanhã para conseguir ganhar o encontro e depois seguir para a final.
Real importância desta competição e se pode ser um catalisador para o resto da época? A importância da prova é a mesma, tendo em conta a grandeza deste clube, o nosso objetivo passa sempre por vencer. Nós sabemos a repercussão que tem nos sócios e adeptos quando ganhamos uma competição. Agora para ganharmos a prova temos dois jogos pela frente e que vão ser muito difíceis.
Este triunfo pode salvar a época? A conquista da Taça da Liga não vai salvar a época. O objetivo é conquistar o campeonato e ainda estamos nessa luta. A Taça da Liga não tem mais ou menos importância, independentemente da posição em que o Benfica está na I Liga.
Petit:
Troféu que falta ao museu: É um troféu que nos faz falta, ainda não o temos. Queremos fazer história com estes jogadores e vamos trabalhar para que isso aconteça. Temos algumas ausências, mas vamos apresentar um onze forte, que dignifique a história do Boavista.
Boavista preparado: Estamos preparados para os dois sistemas [do Benfica] e para não ter surpresas. Foi para isso que trabalhámos.
Ausências na equipa: Eu não posso jogar [risos]. Estas são as opções que temos e o futebol não tem idade. Há é a qualidade e atitude que demonstram dia a dia.
Últimos resultados:
Benfica: D-D-V-E-V
Boavista: V-E-E-E-E
Últimos onzes:
Benfica: Vlachodimos; Lázaro, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo; Weigl, João Mário e Paulo Bernardo; Rafa, Darwin e Yaremchuk.
Boavista: Bracali; Nathan, Cannon, Jackson Porozo, Rodrigo Abascal, Hamache; Makouta, Sebastian Pérez; Gustavo Sauer, Ntep e Musa.
Ausências:
Benfica: Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho, Seferovic (lesionados), Otamendi e Darwin (nas seleções)
Boavista: Yusupha, Alireza Beiranvand, Reggie Cannon, Jackson Porozo (nas seleções), Miguel Reisinho, Tiago Ilori, Javi García, Pedro Malheiro, Tiago Morais e Vukotic.