Iceta, que esteve na sexta-feira na capital chinesa para representar a Espanha na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, manteve uma reunião que durou cerca de 30 minutos com Gou, durante a qual analisou as possibilidades de colaboração em diferentes áreas do desporto, segundo explicou o ministro à agência Efe.
Os dois países reiteraram o interesse em assinar "o mais rapidamente possível" um memorando para acordar mecanismos de cooperação bilateral no domínio do desporto.
O memorando de intenções, cuja assinatura foi adiada devido à crise sanitária, poderia finalmente ser assinado no decurso deste ano, disse o ministro da Cultura e do Desporto espanhol.
As autoridades desportivas chinesas estão "muito interessadas" no futebol espanhol e o país ibérico está interessado em "outras disciplinas desportivas", disse.
Na reunião, os ministros espanhóis e chineses discutiram também o desporto feminino, uma prioridade para ambos, e concordaram em procurar mecanismos para promover conjuntamente a participação das mulheres em desportos competitivos e de elite.
Iceta explicou a Gou - que é também presidente do Comité Olímpico Chinês - o interesse de Espanha e o trabalho que está a ser realizado nesse país para acolher os Jogos Olímpicos de Inverno, em 2030.
A reunião contou igualmente com a presença do presidente do Comité Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, e do secretário-geral da Cultura e do Desporto, Víctor Francos.
No domingo, o ministro participará em dois eventos com a participação de atletas espanhóis.
O primeiro será o evento Downhill, no qual Adur Etxezarreta está a participar e que terá lugar no Centro Nacional de Esqui Alpino em Yanqing, enquanto o segundo será o Skiathlon 15/15Km C/F, em que Imanol Rojo está a competir e que terá lugar no Centro de Esqui Cross-Country no recinto olímpico em Zhangjiakou.
Os Jogos Olímpicos de Pequim 2022, que começaram na sexta-feira, e durarão até 20 de fevereiro, farão da capital chinesa a primeira cidade na história a acolher os Jogos de Inverno e de Verão (2008).
Neste evento desportivo, marcado pela pandemia e pelo boicote diplomático liderado pelos Estados Unidos, 3.000 atletas competirão em 15 modalidades diferentes em três locais: Pequim, Yanqing e Zhangjiakou.