Rafa ligou a mota, Ramos ajudou à festa e o Benfica venceu o Estoril

Águias estiveram perto de somar o segundo jogo consecutivo sem sofrer golos, mas concederam o tento do Estoril nos descontos.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
20/03/2022 19:59 ‧ 20/03/2022 por Miguel Simões

Desporto

I Liga

O Benfica regressou aos triunfos no campeonato, este domingo, ao vencer na receção ao Estoril (2-1) e deu seguimento ao bom momento que tem vivido nos últimos jogos.

Numa primeira parte extremamente bem disputada, Rafa Silva abriu o ativo aos 34 minutos, num lance em que correu praticamente todo o campo com a bola, que só parou no fundo das redes. 

Já no segundo tempo, Gonçalo Ramos ampliou a vantagem aos 53 minutos e tranquilizou a equipa do Benfica, mas o Estoril ainda conseguiria marcar um golo em tempo de descontos, através de André Franco.

A mota de Rafa num timing precioso

Face às ausências de Taarabt e Darwin, Nélson Veríssimo não inventou e colocou em campo Meité e Yaremchuk, respetivamente, num jogo com um início a todo o gás de ambos os lados.

Dentro dos primeiros dez minutos, Gonçalo Ramos e Grimaldo foram os primeiros a assustar Daniel Figueira, mas os canarinhos sabiam como reagir, nomeadamente em transição, de tal forma que Mboula chegou mesmo a atirar ao poste na resposta.

Pouco depois, Carles Soria não quis ficar atrás, obrigou Vlachodimos a uma excelente defesa e acentuou o grau de animação na Luz, que teria ainda seguimento com as oportunidades de Gonçalo Ramos e Vertonghen na área contrária.

Num período já mais sereno da partida e em que as dificuldades do Benfica começavam a aumentar, Rafa inspirou-se aos 34 minutos, ligou a mota, correu quase todo o campo com a bola nos pés e, imagine-se, inaugurou o marcador, protagonizando um dos golos mais bonitos da sua carreira.

Dois toques de classe portugueses

Os canarinhos regressaram dos balneários com vontade dar a volta ao texto e, logo a abrir o segundo tempo, André Franco esteve perto de bater Vlachodimos, não fosse Vertonghen a aparecer em cima da linha para negar o empate.

Não marcou o Estoril, marcou o Benfica. À passagem do minuto 53, num lance de insistência, Gilberto descobriu Gonçalo Ramos dentro da grande área e o avançado português conseguiu finalmente fazer o gosto ao pé, ampliando a vantagem no encontro.

A partir daí, a equipa da Luz limitou-se a controlar a vantagem (Rafa ainda tentou o bis de fora da área), em função do desgaste acumulado com os jogos europeus, tentando manter o Estoril longe da sua baliza, que só assustou o guardião encarnado na reta final, num livre direto cobrado por André Franco.

No entanto, já em tempo de descontos, num lance bem desenhado pelos canarinhos, seria precisamente André Franco a aparecer na cara de Vlachodimos para reduzir a desvantagem no encontro, instantes antes do apito final.

Com este resultado, o Benfica mantém-se na terceira posição, agora com 61 pontos, a seis do rival Sporting, enquanto o Estoril é sétimo classificado, com 34, a dois do Vitória SC.

Momento do jogo: O golaço de Rafa Silva. Não só pela qualidade, mas pelo momento em que surgiu. O Benfica começava a apresentar algumas dificuldades, perante um Estoril ligeiramente mais confortável, até que o avançado português teve um grande momento de inspiração, ligou a mota, correu de uma ponta à outra e fez golo.

Onzes

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Julian Weigl, Meite, Everton Cebolinha, Rafa; Yaremchuk e Gonçalo Ramos

Estoril: Daniel Figueira; Carles Soria, Raul Silva, Ferraresi, Joãozinho; João Gamboa, Francisco Geraldes, André Franco; Jordi Mboula, Arthur Gomes e Leonardo Ruiz

Antevisão

Cinco dias depois de carimbar o apuramento para os 'quartos' da Champions, o Benfica vai concentrar as atenções, este domingo, na receção ao Estoril, em jogo a contar para a 27.ª jornada da I Liga.

Sem perder há oito jogos, os encarnados têm atenuado o registo defensivo e conseguiram terminar dois dos últimos duelos sem sofrer qualquer golo, algo que certamente quererão continuar a estabilizar.

Do outro lado, estará um Estoril que regressou aos triunfos na passada jornada, diante do Portimonense (2-0), e mantém perspetivas europeias, com vista ao sexto lugar, posição que só no final da época se saberá se dá ou não passaporte para as provas europeias.

A jogar duas vezes consecutivas para o campeonato na Luz, o Benfica - sem os castigados Darwin e Taarabt - vai tentar corrigir o percalço contra o Vizela (1-1), consolidar a terceira posição e continuar a sonhar com o segundo lugar.

De recordar ainda que o Estoril já não sabe o que é pontuar na Luz (1-1) desde 2012/13, num jogo que teve clara influência no desfecho do campeonato, que seria vencido pelo FC Porto precisamente na reta final.

O encontro entre Benfica e Estoril está agendado para este domingo, pelas 18 horas, no Estádio da Luz, e será ajuizado pelo árbitro Nuno Almeida. Pode acompanhar as incidências da partida em direto no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Estoril: Mudar o chip contra oponente a 'cheirar' a Europa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

António Silva após conquista da Taça da Liga: "Doping? Festejamos nós"

Benfica

António Silva após conquista da Taça da Liga: "Doping? Festejamos nós"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Radares de velocidade violam a privacidade dos condutores?

Radares

Radares de velocidade violam a privacidade dos condutores?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas