O avançado dos ingleses do Liverpool deveria ter integrado os trabalhos na Cidade do futebol, em Oeiras, na segunda-feira, juntamente com o guarda-redes Rui Patrício e o defesa Pepe, mas apenas hoje deverá estar à disposição do selecionador luso, Fernando Santos, que poderá ter menos uma opção para o ataque no duelo ibérico de quinta-feira, em Sevilha.
Rafael Leão, do AC Milan, sofreu um toque no apronto de segunda-feira, fez trabalho de recuperação no ginásio no dia seguinte e, por isso, não é certa a sua presença no derradeiro treino de hoje.
O médio Vítor Ferreira é o único que estará ausente do confronto com os espanhóis, em Sevilha, face ao teste positivo para a covid-19.
Portugal realiza o último apronto pelas 10:30, no principal relvado da Cidade do Futebol, em Oeiras, com os primeiros 15 minutos abertos aos jornalistas, e a partir das 12:30 está prevista a conferência de imprensa de antevisão ao jogo, com o selecionador português e um atleta a designar.
O encontro da primeira jornada do Grupo 2, frente à Espanha, tem início marcado para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha, e será dirigido pelo inglês Michael Oliver.
Depois de enfrentar os espanhóis, os lusos jogam duas vezes no Estádio José Alvalade, no domingo, com a Suíça, e em 09 de junho, com a República Checa, para, no dia 12, atuar em Genebra, no segundo embate com os helvéticos.
Depois destes quatro jogos, a formação das 'quinas' cumpre os últimos dois encontros em 24 e 27 de setembro, o primeiro na República Checa e o segundo em Braga, face aos espanhóis.
A formação das 'quinas', vencedora da primeira edição da Liga das Nações, em 2019, precisa de vencer o agrupamento para chegar à 'final four' da terceira edição, sendo que a segunda foi conquistada pela França, numa final com a Espanha, em 2021.
A fase final da Liga das Nações realiza-se de 14 a 18 de junho de 2023, com os vencedores dos quatro grupos da Liga A, sendo que os últimos de cada um dos agrupamentos descem à Liga B.